segunda-feira, 21 de maio de 2012

CCM promove Retiro de Espiritualidade Missionária

O Retiro de Espiritualidade Missionária é uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM) que visa introduzir a um caminho de espiritualidade missionária por meio de momentos de oração, leitura orante, encontro, reflexão, partilha e celebração eucarística, animadores missionários e agentes de pastoral que atuam em comunidades, paróquias e dioceses no Brasil.

O retiro se realiza de 16 a 20 de julho, em Brasília, e é dirigido a animadores missionários e agentes de pastoral de todo Brasil que buscam um tempo de reflexão, de atualização e de renovação espiritual, para dar um novo significado ao seguimento de Jesus e à presença testemunhal no mundo de hoje.

Os cristãos e as comunidades cristãs são pessoas vivas. Como tais, são seres em contínuo crescimento e transformação. Eles estão num processo de "tornar-se", num permanente estado de conversão. A missão chama hoje a Igreja toda a uma profunda conversão e a uma transformação interior de si mesma. O Documento de Aparecida declara que "para nos converter numa Igreja cheia de ímpeto e audácia evangelizadora, temos que ser de novo evangelizados e fiéis discípulos" (DAp 549).

Portanto, "é necessário formar os discípulos numa espiritualidade da ação missionária, que se baseia na docilidade ao impulso do Espírito, à sua potência de vida que mobiliza e transfigura todas as dimensões da existência. Não é uma experiência que se limita aos espaços privados da devoção, mas que procura penetrá-los completamente com seu fogo e sua vida. O discípulo e missionário, movido pelo estímulo e ardor que provêm do Espírito, aprende a expressá-lo no trabalho, no diálogo, no serviço e na missão cotidiana" (DA 284).

O orientador do Retiro de Espiritualidade Missionária será Pe. Guido Labonté, pmé, canadense, missionário da Sociedade das Missões Estrangeiras de Quebéc, Cánada, especializado em missiologia pela Universidade Saint-Paul de Ottawa. Atuou como missionário no Japão durante dez anos e, em seguida, foi Conselheiro Geral do Instituto ao qual pertence. No Brasil desde 1992, trabalhou na Prelazia de Coari, AM, e na Arquidiocese de Manaus, onde foi Coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire). De 2005 a 2008 exerceu o cargo de Diretor do CCM em Brasília. Atualmente se encontra em Manaus, AM, a serviço da Arquidiocese.

Para conferir a programação e efetuar as inscrições, acesse o site: www.ccm.org.br

Fonte: Centro Cultural Missionário CCM