quinta-feira, 29 de março de 2012

Regional Nordeste 5 da CNBB realiza encontro da Pastoral da Comunicação

A defesa de maior integração entre os comunicadores das 12 dioceses do Maranhão marcou o Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Regional Nordeste 5 da CNBB, realizado de entre 23 e 25 de março na casa de Encontro dos Missionários Combonianos, em São Luís (MA). Mais de 40 pessoas participaram do encontro.

O jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ed Wilson Araújo, ressaltou que o trabalho da Pascom deve envolver atividades de uma pastoral evangelizadora para uma mobilização social, no conteúdo dos meios de comunicação. Segundo o professor “é preciso que se transmitam valores, estimulando as pessoas a inovarem suas posturas como verdadeiros cristãos”.

A Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Maria Fogolari, esteve presente durante todo o encontro. Ela detalhou os fundamentos da Pascom a nível nacional, tendo como base a citação “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura,” (Mc 16, 15), e apresentou princípios que devem nortear as atividades dos comunicadores da pastoral. “A Pascom está fundamentada, no ser e no agir de Cristo”.

Foram realizadas quatro oficinas com o objetivo de formação, sobre rádio, jornal mural, jornal impresso e liturgia. Irmã Élide orientou também a elaboração de um projeto da Pascom para o Regional que será apresentado ao arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, por uma equipe formada no encontro.

Fonte: CNBB