terça-feira, 27 de março de 2012

Regional NE 4 se prepara para o 3º Congresso Missionário Nacional

O Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, no município de Campo Maior, o Encontro do Conselho Missionário Regional (Comire). O encontro, que contou com a participação de três dioceses do Regional, do bispo de Campo Maior, dom Eduardo Zielski, além de três padres, quatro religiosas e nove regionais estudaram o Instrumento de Trabalho do 3º Congresso Missionário Nacional, evento que acontecerá em julho deste ano, em Palmas (TO).


O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, observou alguns pontos frisados no encontro. “Sentimos uma boa acolhida do tema; não foi difícil compreender as reflexões propostas no texto. Os participantes se situam neste mundo secularizado e pluricultural e tomam consciência que a missão é exigente. Eles também sentiram que o Concílio Vaticano II, continua atual, trazendo luzes para os nossos dias nas diferentes dimensões da vida Eclesial. Foi dado destaque à espiritualidade missionária e aos testemunhos de quem já experimentou a alegria da missão”, comentou.

Houve, durante os dias, duas celebrações com o povo, às 6h da manhã de sábado e domingo. “Nesta realidade do Piauí, percebi como o povo começa cedo do dia a vivência espiritual e comunitária”, disse padre Camilo. As dioceses partilharam a sua caminhada missionária. Destaque para a força da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e das Missões Populares, muito presente nas paróquias e comunidades.

Por fim, deram encaminhamentos para a escolha dos delegados que vão participar do 3º CMN, assim como o compromisso de envolver as outras dioceses, preparar junto com o povo e lideranças de todo o Regional, o espírito e a vivência do Congresso Missionário de Palmas.

Fonte: Fúlvio Costa - POM