À procura de uma experiência missionária marcante e profunda, um grupo de jovens universitários dos Estados Unidos da associação FOCUS - Fellowship of Catholic University Students, entra em contato com o Pime via internet. Durante 10 dias do mês de março realizam uma experiência missionária entre o povo Misteco presente na missão do Pime em Cuanacaxtiltlan no estado do Guerrero, México.
A missão no México! Como surgiu?
A região Pime dos Estados Unidos tinha o desejo de ter um campo missionário ad gentes, para oferecer, aos seus padres e estudantes, uma experiência missionária ad hoc. Por uma série de coincidências providenciais, o bispo de Acapulco, conhecendo este desejo, convidou o Pime a trabalhar neste lugar, que pertence ao estado Del Guerrero, um dos mais pobres do México, onde já trabalhavam as irmãs franciscanas de São José, a mesma congregação que estava com o Pime em Detroit. Então, o bispo confiou ao Pime duas cidades do interior, na área indígena: Cuanacaxtitlan e Yoloxochitl, convidando-nos a tomar conta também do vilarejo de Arroyo. Há 15 anos o Pime vem atuando nessas regiões.
Jovens em Missão
Pe. Pedro Facci diretor da revista Mundo e Missão em sua visita as missões no México nos conta quem são esses jovens missionários.
"Estes jovens americanos, me chamam a atenção pela seriedade do trabalho e pela espiritualidade que deixam transparecer pelo comportamento simples, como de todos os jovens, mas com profundo respeito. Fico sabendo que são todos estudantes de uma Universidade católica chamada Ave-Maria. É muito interessante a história desta universidade, fundada por um leigo que era, nada mais, nada menos, o dono da famosa rede de pizza "Delivery Dominus Pizza". Ele vendeu a empresa e construiu esta Universidade que se encontra na Flórida, ao norte de Miami, ao redor da qual está surgindo uma cidade com o mesmo nome, Ave-Maria.
Dois destes jovens são "campus minister", uma função que é nova para mim. Praticamente, são animadores cristãos dentro da universidade. É um trabalho remunerado, que tem como finalidade dar assistência religiosa aos jovens, chamado também de "discipleship". O grupo se chama FOCUS e está espalhado em mais de 50 universidades americanas. Conheceram o Pime através do site e o pe. Giorgio os está acompanhando. Antes do almoço, eles se concentram e rezam, assim como de noite, antes de dormir, e de manhã, cantando os salmos da liturgia das horas. Um belo exemplo de vida. Chegando à cidade, percebemos que o povo está de luto, pois uma menina de 8 anos morreu atropelada por um carro, bem na esquina da paróquia. De fato, chegando, encontramos muitas crianças da catequese, com flores nas mãos. Estão indo na casa da menina e, às 16h, haverá o funeral na paróquia. Participamos também. A igreja, sempre repleta de jovens, é bonita, recém-construída pelo Pime. No meio, o esquife, todo revestido de branco e coberto com um toldo azul. O pe. Deodato faz uma reflexão muito bonita e profunda. Em seguida, o féretro, acompanhado pela banda que toca, aproxima-se do cemitério. Eu fico no centro de pastoral, pois o pe. Graciano me convidou a falar aos casais aí reunidos. É uma ocasião para conhecer um pouco mais de perto o trabalho pastoral e a vida dos casais. Todos, com a Bíblia nas mãos, impressionam-me pelo engajamento na comunidade e a profundidade das reflexões. À noite, o pe. Giorgio me convida a falar aos jovens sobre a minha experiência no Haiti. Abre-se, assim, um diálogo e testemunho muito interessante e os convido a escrever uma carta ao presidente Obama pedindo que cumpra as suas promessas (aqueles famosos 10 bilhões de dólares) e que faça algo de concreto para ajudar o Haiti, além de estudar a situação do país e mobilizar a universidade. Um deles, Joshua, estudante de economia, fica muito interessado e me faz muitas perguntas. Quem sabe algumas coisas possam se mexer através deste diálogo. Os jovens são capazes disso e este encontro o comprova".
Quem são esses jovens? Eles se apresentam e mandam um abraço ao Entre Jovens!
Veja:
Leah, 20 anos, estuda teologia e latim na universidade Ave Maria e pretende lecionar teologia. |
Joshua, 22 anos, irmão de Leah. Estuda economia na mesma universidade. Já tem uma experiência missionária como estudante no Peru e foi ele quem animou o grupo para esta nova experiência. |
Peggy, 25 anos estuda comunicação na universidade de Maryland |
Melissa, 28 anos, formada em photography designer |
Andrew, 25 anos de Detroit, estuda linguística e relações internacionais na Universidade do Michigan Oriental. |
Marcos, 40 anos, um venezuelano que mora em Miami e quer ser missionário. Já participou de uma missão no Brasil no Amapá. |
Pe. Giorgio Ferrara |
Pe. Pedro Facci - diretor da revista Mundo e Missão. Foi ao México conhecer as missões do Pime |
Pe. Graziano Rota |
Pe. Deodato |
Pe. Rogério - missionário do Pime em Cuanacaxtitlàn - México |
Fonte: Pe. Pedro Facci