quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dom Tarcísio Scaramussa se encontra com colaboradores do Setor Universidades

O último dia de encontro de colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi marcado pela participação do bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, que é bispo auxiliar de São Paulo (SP). O bispo foi ao encontro do grupo na manhã do domingo, 29, e destacou a importância do envolvimento dos jovens na ação evangelizadora no meio universitário. A reunião, realizada no Centro Mariápolis Ginetta, na cidade de Vargem Grande Paulista (SP), teve início na quinta-feira, 26, e foi composta por momentos dedicados à espiritualidade, apresentação do Plano Quadrienal 2012-2015 do Setor Universidades, diálogos formativos e entrosamento entre participantes.

Representantes da Pastoral Universitária de Salvador (BA), Pastoral Universitária da PUC-Minas (MG), Paróquia Universitária da arquidiocese de Goiânia (GO), Movimentos dos Emáus, dos Focolares e da Renovação Carismática Católica foram ouvidos por dom Tarcísio durante a apresentação do projeto de realização do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC). A assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, coordenou o momento que foi reservado para intercâmbio de ideias entre os colaboradores e o bispo. Os jovens puderam opinar sobre o projeto e ainda comprometeram-se com funções específicas na equipe que organizará o EBRUC deste ano.

O 2º EBRUC será promovido pelo Setor Universidades e pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento terá o apoio do Grupo Marista, Pastoral da PUCPR, aquidiocese de Curitiba, Pastoral Juvenil Marista e patrocinadores.

“Essa reunião é importante para escutar a opinião dos jovens que contribuem com o Setor Universidades a fim de abrir espaço cada vez maior à juventude. Os jovens, aqui reunidos, tem a oportunidade de opinar e fazer sugestões para o 2º EBRUC e, em breve, utilizaremos os meios de comunicação, como site e redes sociais, para que jovens de todo o país participem da construção  desse evento”, destacou a assessora do Setor, irmã Eugenia.

Após a missa, presidida por dom Tarcísio, na finalização do encontro, os colaboradores do Setor Universidades foram convidados pelo bispo a agirem como profetas de Cristo, comunicando o Evangelho em todos os lugares por onde forem. Como sinal de envio, cada participante recebeu um boton da Pastoral Universitária e a benção de do bispo referencial.

Fonte: CNBB