segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ambientalista brasileiro recebe prêmio da ONU no encerramento do Ano Internacional das Florestas

Um ambientalista brasileiro recebeu, nesta quinta-feira, em Nova York, o Prêmio “Herois da Floresta”. A cerimônia de entrega, na sede da Nações Unidas, marca o encerramento do Ano Internacional das Florestas.

Paulo Adario, diretor do Greenpeace, foi o escolhido na América Latina para o prêmio concedido por regiões. Ativistas do meio ambiente da África, da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos também estão sendo agraciados.

Paulo Adario lidera uma equipe de pesquisa e investigação sobre o trabalho da indústria madeireira na Floresta Amazônica. Ele é um dos defensores do programa de “desmatamento zero”.

Além de Paulo Adario receberam o Prêmio Herois da Floresta os ativistas Paul Nzegha Mzeka, do Camarões; Shigeatsu Hatakeyama, do Japão; Anatoly Lebedev, da Rússia, Rhiannon Tomtishen e Madison Vorva dos Estados Unidos.

Mais dois brasileiros foram homenageados na cerimônia, o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Eles foram assassinados no Pará, no ano passado, após receberem ameaças de morte por causa do trabalho de proteção da floresta que faziam no estado.

Mais de 25% da população mundial depende da floresta para sobreviver.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Nova York