sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

103 anos de nascimento de Dom Helder Câmara

A vida do Dom Helder é como uma mina de ouro que precisa ser sempre e cada vez mais explorada, com um dom maravilhoso de Deus. Vida de uma beleza, que podemos dizer, diferenciada, nos seus gestos raríssimos em favor da vida dos empobrecidos, dos "sem voz e sem vez".

Dom Helder, pequeno na estatura, mas grande nos sonhos, nos ideais e na santidade, colocou sua vida nas mãos do Pai, com a firme convicção e com a inabalável certeza de que a pessoa humana é objeto do amor de Deus.

O sonho carregado ao longo da vida e acalentado no seu coração foi o de colocar a criatura humana em um lugar de destaque, também num lugar bem elevado. Marcou profundamente uma época e nos deixou um grande legado e lição. A lição de que o deserto da nossa vida tem que ser fertilizado pela Palavra de Deus e que a vida está acima de tudo, que ela é mais forte do que tudo, mais forte do que a morte.

"Quando houver contraste entre a tua alegria e um céu cinzento, ou entre a tua tristeza e um céu em festa, bendiz o desencontro, que é um aviso divino de que o mundo não começa nem acaba em ti". "Quem me dera ser leal, discreto e silencioso como a minha sombra".

A vida de Dom Helder, com aquele corpo franzino, que se agigantava na pregação da fé e da justiça e daquela voz inconfundível e extraordinária, que se transmutava em possantes amplificadores na defesa da vida fraterna e da paz, ficou o exemplo de dignidade e marcou em profundidade a história da humanidade. Ele queria ser lembrado com esta frase: "A imagem que gostaria que ficasse de mim é a imagem de um irmão".

Nome completo: Helder Pessoa Câmara
Nascimento: 07 de fevereiro de 1909
Fortaleza, Ceará - Brasil
Falecimento: 27 de agosto de 1999
Recife, Pernambuco - Brasil

Pais: João Eduardo Torres Câmara Filho (jornalista, guarda-livros)
Adelaide Rodrigues Pessoa Câmara (professora)

Batizado: 31 de março de 1909.
Primeira Eucaristia: 29 de setembro de 1917.

Estudos: Seminário de São José (Fortaleza, Ceará).

Ordenado Padre em 15 de agosto de 1931.

Até 1936, atividades pastorais em Fortaleza e, a partir de 1936, no Rio de Janeiro.
Em 1950, apresenta ao amigo Monsenhor Montini (que viria a ser o Papa Paulo VI) seus planos para fundar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - fundada em 14 de outubro de 1952, da qual se torna Secretário Geral de 1952 a 1964, e Secretário da Ação Social entre 1964 e 1968

Nomeado BISPO no dia 20 de abril de 1952, RJ.
Em 1955 organiza o Congresso Eucarístico Internacional e cria o Banco da Providência São Sebastião, para auxiliar os pobres.
Em 1955 toma a iniciativa para a criação da Conferência do Episcopado Latino Americano (CELAM), torna-se seu vice-presidente de 1958 a 1964, quando é nomeado ARCEBISPO de Olinda e Recife, tomando posse no dia 12 de abril de 1964.
Além das atividades pastorais em sua Arquidiocese, promovendo a participação de todos, especialmente dos mais pobres, Dom Helder passa a desenvolver significativo serviço na defesa dos perseguidos políticos. Um dos mais importantes feitos dessa época foi a criação do Movimento da Não-Violência Ativa (político) e o Movimento das Minorias Abraâmicas (religioso).

Internacionalmente, torna-se Membro do Conselho Supremo de Imigração, Comissão para Disciplina do Clero, preparatória do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). Participou desse Concílio através da Comissão Apostolado dos Leigos e Meios de comunicação Social. Em 1974, é escolhido Delegado do Episcopado Brasileiro no III Sínodo dos Bispos...

NB. Missa de ação de graças
No dia 07 de fevereiro de 2012
Local: Paróquia de Santo Afonso (Igreja Redonda)
Av. Jovita Feitosa, 2733.
Horário: 18 horas

Fonte: Geovane Saraiva -é sacerdote da arquidiocese de Fortaleza, CE, pároco da paróquia Santo Afonso. E-mail: pegeeovane@paroquiasantoafonso.org.br -  www.paroquiasantoafonso.org.br