quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vaticano apresenta mensagem do Papa para Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Vaticano vai apresentar no próximo dia 24 a mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano dedicada ao tema ‘Silêncio e Palavra: caminho de evangelização'.

O documento, com versão portuguesa, é revelado em conferência de imprensa com a presença do presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), D. Claudio Maria Celli, revelou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.

O tema para a celebração de 2012, que se assinala a 20 de maio, tinha sido divulgado pelo Vaticano em setembro de 2011, altura em que o presidente do CPCS se encontrava em Portugal, para participar nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, promovidas pela Igreja Católica.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o arcebispo italiano disse que a escolha de Bento XVI é um "desafio" para todos e que a Igreja "deve ajudar a recuperar uma dimensão humana profunda da comunicação".

D. Claudio Celli lembrou então a realização do Sínodo de Bispos, em outubro deste ano, que tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã'.

"Evangelizar é anunciar a palavra, no contexto de hoje, ao homem de hoje, o que exige escuta, não só de quem recebe a mensagem, mas também de quem a propõe", observou o prelado, pedindo atenção aos "grandes temas da solidão, das dificuldades da vida, da falta de sentido, do afastamento dos grandes valores".

A mensagem do Papa vai ser conhecida, como é tradição, na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

A celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do género a ser instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto ‘Inter Mirifica', 1963).

Fonte:  Agência Ecclesia