quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

“Não basta somar anos à vida, mas é preciso dar vida aos anos”

Em uma longa homilia feita durante a Missa do primeiro dia do novo ano, o Cardeal Oscar Andres Rodriguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, ressaltou que Honduras perdeu seu rumo porque os homens não reconhecem a presença de Deus na história, e pediu aos hondurenhos que não percam tempo durante 2012, convidando-os a preenchê-lo com amor e solidariedade, evitando perdê-lo em coisas vãs, como reza um ditado popular: “Até os Santos choram o tempo perdido”.

Durante a Missa, celebrada como de costume na Catedral Metropolitana de Tegucigalpa, o Cardeal recordou que preencher o tempo com promessas e projetos é próprio de Deus, e quando o tempo cronológico é preenchido e inundado por Deus, se torna um tempo de plenitude, de densidade e se torna história de salvação, e então chegam as transformações e as realizações.

O Arcebispo de Tegucigalpa relevou que não faz sentido queimar um boneco como símbolo do ano velho. Ao invés de fazer essas coisas, se deveria dedicar pelo menos cinco minutos para “reconhecer todas as graças que recebemos durante o ano". Somente reconhecendo o dom da vida, “nos damos na conta do valor das coisas que foram dadas a nós pelo Criador do Universo". Neste contexto, não é possível que, “mesmo tendo como guia a melhor tecnologia, o nosso mundo esteja desorientado, Honduras está desorientado, e tudo porque não somos capazes de reconhecer a presença de Deus na história ou viver a sua mensagem com a fé".
 
O Cardeal Rodriguez Maradiaga aprofundou o conceito de tempo, porque muitas vezes se jogam fora horas, minutos e segundos com coisas bobas: "Este tempo não tem consistência, nenhum conteúdo, é a moldura de eventos desconhecidos e, como tal, produz angústia, provoca preocupação, medo, tédio e frequentemente um profundo sentido de impotência". E exortou a não cair na superstição, a não crer que o mundo acabará numa determinada data, esquecendo que o tempo é obra de Deus, é um talento a gerir, dando a ele conteúdo. Todo 1o de janeiro pede aos fiéis: não basta acrescentar anos à vida, mas dar vida aos anos, porque esta é a melhor atitude diante do dom que Deus nos deu".

Fonte: Agência Fides
Local: Tegucigalpa - Honduras