quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Inicia-se o II Simpósio de preparação ao CAM4: multiculturalismo, o desafio da missão

Sob o slogan "Multiculturalismo presente e futuro, o desafio para a missão", abriram-se nesta segunda-feira, 23 de janeiro, os trabalhos do Segundo Simpósio internacional sobre Missiologia, cujo objetivo principal é fornecer um espaço de reflexão sobre o multiculturalismo presente na América e os desafios apresentados por esta situação à missão, em linha com as conclusões de Aparecida e a preparação para o CAM4 - COMLA9.

O Simpósio se dirige a toda a Igreja americana, que se prepara para viver o IV Congresso Missionário Americano (CAM 4) como uma profunda experiência de renovação da fé e do compromisso cristão e missionário, dando vida plena a todos os povos do continente.

A nota enviada pelas POM da Venezuela à Agência Fides, informa que o Simpósio vai durar uma semana, com 70 participantes de países das Américas. Em conferências e workshops, debaterão sobre a questão do multiculturalismo e os desafios do presente e do futuro para a missão.

Na abertura do Simpósio, que se realiza na casa de retiro Monte Alvernia na Arquidiocese de Panamá, o Arcebispo Andrés Carrascosa, Núncio Apostólico, dirigiu sua saudação. Estavam presentes também o Bispo encarregado das Missões, Dom Pedro Joaquin Hernandez (Presidente da Comissão Episcopal para as Missões da Conferência Episcopal do Panamá); Dom Castor Oswaldo Azuaje (Presidente do Comitê Executivo do CAM 4 - COMLA 9); Dom Jesús Alfonso Guerrero (Presidente da Comissão Teológica do CAM4 - COMLA9) e padre Andrea Bignotti, IMC (Diretor Nacional das POM da Venezuela e Secretário-geral do CAM4 - COMLA9).

Após a cerimônia de abertura, a Santa Missa foi celebrada na paróquia de San Antonio de Padua, presidida pelo Arcebispo Carrascosa, junto com todos os participantes do Simpósio e membros das comunidades vizinhas.

Fonte:  Agência fides