quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Inicia o Voluntariado Jovem no Anchietanum

Neste domingo, 08 de janeiro, a equipe do Anchietanum, juntamente com seus colaboradores/as, receberam com alegria, os participantes do Voluntariado Jovem 2012.  Vindos/as das cidades de Cascavel – PR, Santa Rita do Sapucaí – MG, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP, os jovens farão a experiência de estar a serviço em centros de acolhida e projetos de material reciclável, que atuam com pessoas em situação de rua. A atividade acontece entre os dias 10 a 20 de janeiro.

Já na segunda-feira, 09 de janeiro, tivemos uma manhã intensa de reflexão e provocação a cerca da proposta do Voluntariado e dos lugares onde iremos trabalhar, provocando-nos pensar e rezar sobre nossas disposições internas e externas neste tempo de amar e servir dentro destas realidades.

No período da tarde, convidamos o grupo para fazer um passeio pela cidade. Como dizia o poeta, nesta “paulicéiadesvairada”, há uma mistura de belezas e complexidades que torna São Paulo, uma das cidades mais paradoxais do mundo. Do alto do edifício do Banespa, os jovens voluntários/as tiveram a oportunidade de contemplar importantes pontos turísticos e avenidas da cidade. A visão panorâmica deslumbra, mas também inquieta. Como diz a canção: "alguma coisa acontece no meu coração..."

 Sem perder tempo, caminhamos pelo centro, atravessando o Vale do Anhangabaú, seguindo pelo largo São Francisco, até a Catedral da Sé. Foi assim que se deu nossa “ocupação” dos espaços da cidade no primeiro dia de Voluntariado Jovem. Sem saber ao certo o que os espera nas obras e projetos onde irão irão trabalhar, os participantes foram enviados em missão durante a eucaristia. Ao celebrar, Pe. Alexandre dizia: “Que nestes dias, vocês possam ser presença significativa na vida das pessoas que conhecerem, sigam o que Jesus disse aos discípulos, vão e vejam”.

O desafio do Voluntariado Jovem começa nesta terça-feira. Desejamos aos jovens uma rica e intensa experiência de vida, conscientização, esperança, amor e serviço!


Fonte: Anchietanum