sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático e Acampamento da Juventude seguem até domingo no Rio Grande de Sul

Desde essa terça-feira (24), ativistas de várias partes do Brasil e do mundo participam do Fórum Social Temático 2012, realizado no estado brasileiro do Rio Grande de Sul (RS). O evento, que tem como tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental", estende-se até o próximo domingo (29) nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Como não poderia deixar de acontecer, o Acampamento Intercontinental da Juventude também está presente no Fórum.

Já no início da semana, barracas com jovens vindos dos mais variados locais começaram a colorir o Parque da Harmonia, local utilizado em outras edições dos Fóruns realizados na capital gaúcha. Como as demais atividades do Fórum, as ações do Acampamento também ocorrem até domingo.

Além do espaço de confraternização, os mais de 3 mil jovens acampados participam de debates e apresentações culturais. Oficinas de quadrinhos, prática de graffiti para jovens, pinturas, encadernação com materiais recicláveis e pintura corporal estão entre as atividades do evento.

No acampamento, os/as participantes também discutem questões como: Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho próximo no Rio de Janeiro; Juventude e a Crise do Capitalismo Mundial; Juventude e o Mundo do Trabalho; além de debates relacionados aos direitos das mulheres, de negros e de povos indígenas.

A programação do Fórum vai além do espaço do Acampamento, estendendo-se também para outros locais da capital gaúcha e região metropolitana. A expectativa é que a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, participe, nesta quinta-feira (26), de uma atividade do Fórum no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Outras ações ocorrem até domingo, com seminários, rodas de conversas e debates com destaque para assuntos relacionados à crise do capitalismo e Rio+20.

O Fórum Social Temático ocorre no Rio Grande do Sul até o dia 29 de janeiro com o objetivo de discutir sobre crise do capitalismo e justiça social e ambiental. O evento já uma preparação para a Cúpula dos Povos Rio+20, ação alternativa que acontecerá paralela à Rio+20, em junho deste ano.

Assim como nas edições do Fórum Social Mundial, o Fórum Social Temático é constituído por atividades autogestionadas (além de grupos temáticos e grupos de trabalho). Neste ano, as ações do evento giram em torno de quatro eixos temáticos: fundamentos éticos e filosóficos: subjetividade, dominação e emancipação; direitos humanos, povos, territórios e defesa da Mãe Terra; produção, distribuição e consumo: acesso às riquezas, bens comuns e economia de transição; e sujeitos políticos, arquitetura de poder e democracia.

Consulte a programação completa em: http://www.fstematico2012.org.br

Fonte: Karol Assunção -  Adital