terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Combatendo fogo com fogo

A incursão da Guarda Civil Metropolitana (GSM) e da Polícia Militar (PM) no coração da "cracolândia", em São Paulo, durante a primeira semana do ano, numa operação chamada de "sufoco", com a "finalidade de revitalizar o centro antigo da metrópole", só manifesta a ótica maquiavélica: os fins justificam os meios. Traficantes da droga estão sendo perseguidos e usuários, dispersados. A grande imprensa está lá para o seu "pão e circo" de cada dia. Uma ou duas linhas apenas, ou raríssimas imagens, mostram o trabalho feito por padres, pastores, freiras e leigos nos subterrâneos daquele mundo cruel. Onde foi anunciada, por exemplo, a acolhida de mais de uma centena de moradores de rua e dependentes químicos pelos abnegados da "Missão Belém", fruto da recém-missão feita nestes dias? O seu animador, padre Gianpietro Carraro, convive com as vítimas do descaso público e não sabe mais o que fazer para obter o apoio da prefeitura paulistana. Ao contrário, numa das madrugadas, enquanto levava o Santíssimo em procissão, viu uma escopeta voltada para a sua cabeça. Frequentes exemplos da agressividade policial, comuns durante a operação, são minimizados pela imprensa. Os vários grupos que promovem a inclusão social pela via da convivência, do diálogo e do respeito humano têm a mesma opinião: não se combate o fogo com o fogo. 

Que tal se fosse aberto um diálogo entre as autoridades políticas responsáveis por essa operação, a Igreja católica e outras Igrejas para encontrar uma solução de bom senso? De outra forma, violência causará mais violência e só acabará em muitas mortes.

Nós, da revista Mundo e Missão, manifestamos o nosso apoio à "Missão Belém" e a nossa desaprovação à ação violenta da polícia, que só acrescenta "dor e sofrimento" a quem está prestes a morrer.

Nos links abaixo, as fotos da chamada "operação sufoco":

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/6014-ronda-da-cracolandia

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/6035-cracolandia


Fonte: Da Redação de Mundo e Missão
Local: São Paulo - SP