quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Caritas Internacional denuncia: 800 crianças morrem por dia em consequência da Aids

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Caritas Internacional concentra sua atenção sobre as crianças.

"É injusto que 800 crianças morram a cada dia por doenças relacionadas a Aids" – escreve a entidade, denunciando que essas mortes são o resultado da carência de acesso ao diagnóstico precoce da doença e de antirretrovirais. Estimativas apontam que somente 21% das crianças com HIV têm acesso aos remédios de que necessitam.

Citando dados emitidos pela Unaids em novembro passado, o Assessor Especial sobre Aids da Caritas Internacional, Mons. Robert Vitillo, afirma: "Mil crianças em países pobres nascem diariamente com o HIV. No final de 2010, somente 48% das mulheres grávidas tinham acesso ao tratamento para evitar a transmissão para seus bebês".

Diante desses dados, a Caritas defende que toda criança e toda mulher têm direito a ser diagnosticado em tempo e receber o tratamento adequado: "É preciso pressionar os governos e as indústrias farmacêuticas para que isso seja possível".

Em 2009, a Caritas lançou a campanha HAART (Tratamento Antirretroviral Altamente Ativo) para exortar as Nações Unidas, os governos e as empresas a garantirem o direito à saúde das crianças e mães soropositivas.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Roma