terça-feira, 22 de novembro de 2011

Organismos do Regional Sul 3 realizam última reunião de 2011

“Ide e fazei discípulos de todos os povos”. Inspirados pelo lema lançado por Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude, os Organismos do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) estão reunidos entre hoje, 22, e amanhã, 23, na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre (RS).

O encontro tem como objetivo principal aprofundar as prioridades do Regional e dinamizá-las nas 18 dioceses que compõem o Regional, avaliar a caminhada deste ano e programar o calendário de atividades para 2012. O evento, que iniciou às 8:30h, conta com a participação da presidência do Regional e representantes das Províncias Eclesiásticas, os coordenadores diocesanos de pastoral, os coordenadores regionais de setores, presidentes e/ou coordenadores da Conferência Regional dos Religiosos do Brasil, dos Institutos Seculares, dos Leigos, Presbíteros e Diáconos.

Sob a coordenação do secretário executivo do Regional, padre Ademar Agostinho Sauthier, o momento de diálogo e avaliação tem como finalidade, sobretudo, articular questões relacionadas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e as prioridades do Rio Grande do Sul; Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013; animação bíblica da vida e da pastoral; e calendário de atividades para 2012. Além disso, estarão em pauta reflexões e encaminhamentos sobre a Romaria do Trabalhador; propostas de plano para o triênio (2011-2015); exposição itinerante de Arte Sacra e 5ª Semana Social Brasileira.

Nesta manhã, o foco do trabalho foi a partilha dos trabalhos desenvolvidos pelo Setor Regional de Evangelização da Juventude, que tem como coordenadora a irmã Zenilde Fontes. Em sua contribuição, irmã Zenilde destacou a importância dos momentos de escuta e visitação às dioceses e as diversas manifestações de fé das juventudes da Igreja do Rio Grande do Sul. Além disso, falou dos encaminhamentos posteriores, como a realização de pesquisa, criação de equipes de trabalho e aproximação com organizações que estudam e refletem juventude, como é o caso da ONG Trilha Cidadã e do Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia.

Nesta tarde serão discutidos os encaminhamentos a respeito da Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Brasil. Para introduzir a reflexão irmã Zenilde indicou elementos referentes à preparação para o recebimento da cruz e da imagem de Nossa Senhora, bem como das atividades para a pré e a pós-jornada.


Fonte: CNBB