quinta-feira, 17 de novembro de 2011

 "A família, chamada a custodiar a transmissão da fé, deve se tornar solidária e missionária": as conclusões do II Congresso para a Família


A Conferência Episcopal do Equador publicou as conclusões do II Congresso Nacional da Família, realizado simultaneamente em Quito, Guayaquil, Portoviejo, Loja e Tena, de 9 a 12 de novembro de 2011 (veja Fides 11/11/2011), cuja cópia foi enviada à Agência Fides. "Os participantes – se lê nas conclusões – verificaram que a família constitui o valor mais importante, porque no seu interior se configura e se mantém a identidade e a espiritualidade do nosso povo".

"Todavia, uma situação social de pobreza material e moral, situações de doença e invalidez, o desemprego e poucas oportunidades de trabalho estão afligindo muitas famílias. A realidade de crianças, jovens e idosos que querem se integrar e serem levados em consideração na sociedade, mostra uma dificuldade crescente, além da complexa realidade de reforçar a responsabilidade dos pais e do núcleo familiar. Isso convida a reconhecer que na vida familiar é muito importante preservar a identidade da pessoa humana e da família".
"A cultura de solidariedade das nossas famílias – continua o texto -, é também expressão da fé do nosso povo, que se manifesta na compartilha cotidiana. Todavia, continuam a proliferar divórcios, separações, uniões de fato e irresponsáveis, que são testemunhas da fragilidade à qual está exposta a família como núcleo social. A responsabilidade do Estado e das entidades privadas no bom nível de vida das famílias deve respeitar os direitos humanos e o exercício dos deveres e sua profissão religiosa como cidadãos. Somente então faremos de modo que a família, escola de valores e de vida, não perca o seu sentido transcendental".

O documento se conclui afirmando que "a família é chamada a custodiar a transmissão ininterrupta da fé, especialmente nas jovens gerações, de modo a dar a máxima prioridade à pastoral da família. Essa pastoral deve se tornar uma pastoral de oração, de reflexão, de guia, de solidariedade, missionária e encarnada na realidade pela urgência que carrega em si".

Participaram do Congresso cerca de 5.700 pessoas, segundo as informações enviadas à Agência Fides, que trabalharam o tema "Família, trabalho e festa - A família equatoriana em missão: o trabalho e a festa a serviço da pessoa e do bem comum" ("Familia, Trabajo y Fiesta - La familia ecuatoriana en misión: el trabajo y la fiesta al servicio de la persona y del bien común").


Fonte: Agência Fides
Local: Quito