quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Encontro anual do Conselho Missionário Nacional

"Cada um de nós é importante para o Senhor que nos confiou dons e talentos", disse dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa, PR, durante missa celebrada na manhã deste domingo (13), no último dia do encontro do Conselho Missionário Nacional - COMINA, realizado em Brasília - DF, em preparação ao 3º Congresso Missionário Nacional e 4º Congresso Americano da Venezuela.

"As leituras nos alertam para a urgência da Missão. A Palavra de Deus hoje está carregada de alegria e esperança, mostra o lado positivo. Precisamos acolhê-la para que nos incentive para a Missão. A primeira leitura fazia referência à mulher forte do livro da Sabedoria. A mulher é muito prática. Demos graças a Deus pelas mulheres que estão na Missão", refletiu dom Sérgio ao comentar as leituras do 33º Domingo do Tempo Comum.

"O Evangelho destaca a importância de fazer render os talentos. Colocar nossos dons e serviços onde Deus nos colocou para ajudar as pessoas a despertar para a Missão", destacou o presidente do COMINA. "Estou convencido: ou nós nos tornamos uma Igreja missionária ou perderemos a fé. A fé só subsiste na partilha", concluiu.

 Os participantes do encontro fizeram ainda uma avaliação da Campanha Missionária, realizada em outubro, o Mês Missionário. "A Campanha Missionária precisa ser valorizada por que é um suporte para os missionários além-fronteiras e para a articulação dos organismos de animação missionária no Brasil", afirmou padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária - IAM. O padre explicou ainda, como se dá o processo de criação da Campanha e como os subsídios são distribuídos pelas dioceses do Brasil. Destacou as novidades da Campanha que, pelo segundo ano consecutivo, produz também uma Novena em DVD. A Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões foi inserida como encarte no livrinho da Novena Missionária.

A Campanha foi avaliada positiva com destaque para a produção do DVD e da Novena Missionária. O diretor das Pontifícias Obras Missionárias - POM, padre Camilo Pauletti informou que a arrecadação é enviada para o Fundo Internacional de Solidariedade, em Roma e a prestação de contas é enviada a todas as dioceses.

Foram dados passos para começar a programação da Campanha de 2012. Em sintonia com os Congressos Missionários, o tema escolhido foi: "Brasil Missionário partilha a tua fé", e o lema: "Como o Pai me enviou, assim eu vos envio" (Jo 20, 21).

 Padre Marcelo Gualberto Monteiro, falou sobre o projeto Juventude Missionária - JM em Formação e da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, da qual é Secretário Nacional. Apresentou também a programação que antecede a próxima Jornada Mundial da Juventude -JMJ, marcada para o Rio de Janeiro em 2013. A Juventude Missionária está envolvida na programação da pré-jornada onde estão previsto dez encontros para os jovens, famílias, idosos e enfermos, numa integração de toda a Igreja.

Na parte da tarde, sob a coordenação do padre Altevir da Silva, os trabalhos se concentraram na análise das "diretrizes missionárias" com sugestões e propostas para a elaboração do documento. Houve ainda espaço para assuntos econômicos e um trabalho em grupos para avaliar a caminhada missionária nos regionais com destaques para desafios e perspectivas, que foram depois partilhados em plenário.

Agradecimentos por parte dos padres Camilo Pauletti e Altevir da Silva, seguido de uma bênção proferida por dom Sérgio Braschi e dom Luciano Bergamin, encerraram, na tarde deste domingo, dia 13, o encontro anual do COMINA.
 

Fonte: Robson Ferreira,Jaime C. Patias
Local:Brasília (DF)