segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Doutor Luciano Costa mostra o protagonismo dos jovens que mudaram a cara do Brasil

“Jovens universitários cristãos, protagonista de mudanças”, foi o título da palestra da tarde de ontem, 5, do professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), doutor Luciano Costa. Ele apresentou aos participantes do 2º Encontro Mineiro-Capixaba de Universitários Católicos, que acontece na cidade de Pará de Minas (MG), no campus da FAPAM, como os jovens do passado protagonizaram mudanças significativas da cultura brasileira.

“O que é o espírito jovem?”, questionou o professor. Utilizando-se de frases retiradas de clássicos da literatura brasileira e da Música Popular Brasileira (MPB), Luciano Costa mostrou o protagonismo dos jovens em várias épocas da história brasileira. “Devemos ser abertos ao novo, viver o tempo como permanentemente amanhã”, disse.

O professor também destacou a juventude como sujeito de mudanças no Brasil contemporâneo. Luciano fez um balanço histórico, como na Semana de Arte Moderna; Bossa Nova; Cinema Novo; os Centros Populares de Cultura da União Nacional de Estudantes e o Teatro Opinião, de Augusto Boal; Tropicalismo; Partidos Políticos e os movimentos: Diretas Já e Os Caras Pintadas.

O doutor também destacou que a Igreja neste tempo provocava uma ruptura nos seus paradigmas com o Concílio Vaticano II, que segundo o professor, a juventude católica assumiu [CV II] como delas e foi um importante documento de transformação e mudança do pensamento vigente na época.

Missa

parocafapamA missa da manhã de hoje, 6, foi celebrada pelo monsenhor Paulo Pereira, pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas (MG), que fez a reflexão do Evangelho segundo Mateus. “Bem-aventurados os são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disseram todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


Fonte: CNBB