sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Arquidiocese de Fortaleza se prepara para a 21ª Assembleia de Pastoral

“Arquidiocese de Fortaleza - 100 anos: Boa Nova em Novos tempos”. Este é o tema central que iluminará os trabalhos da 21ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que se realiza neste final de semana, 26 e 27 de novembro, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE).

A Assembleia tem como objetivo elaborar o Plano Arquidiocesano de Pastoral para os anos de 2012 a 2015 em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Além disso, haverá a celebração do Jubileu de Ouro (100 anos) da fundação da arquidiocese de Fortaleza.

Para o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, a arquidiocese está vivendo um novo tempo de Evangelização. “Com toda a Igreja, vivemos um tempo precioso de chamado à renovação da vida cristã e à missão em nova evangelização ou, como se tem referido ao papa Bento XVI, reevangelização”, disse.

O primeiro passo da preparação para esta assembleia foi a avaliação da caminhada da arquidiocese tendo presente o Plano Pastoral 2008-2011. O segundo passo foi dado ainda no primeiro semestre deste ano com o estudo das DGAE nas nove Regiões Episcopais.

“A partir do Objetivo Geral das Diretrizes, a Igreja de Fortaleza, em preparação ao seu centenário, quer revitalizar sua ação Evangelizadora identificando e assumindo seus desafios, em comunhão com as cinco Urgências contempladas na DGAE: Igreja em estado permanente de missão; Igreja casa de iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos”, disse dom José Antônio.

Os delegados para a participação já foram escolhidos e convocados, através de carta, conforme disposição do Regimento das Assembleias Pastorais da Arquidiocese de Fortaleza e das novas determinações feitas no Conselho Arquidiocesano de Pastoral, no dia 8 de setembro.


Fonte: CNBB