quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jovens opinam sobre 5ª edição da Vanguarda Ibero-americana

A proposta do fórum juvenil Vanguarda Ibero-americana, que se desenvolveu de 23 a 26 em Asunción, no Paraguai, no marco da Cúpula dos Chefes de Estado e Governo da Ibero-américa - que acontece nos próximos dias 28 e 29 - foi reunir jovens universitários e líderes comunitários que pudessem colaborar com sugestões de mudanças, projetos e políticas públicas para transformar para melhor a região.

No entanto, apesar da excelente proposta e da qualidade de estrutura do evento – realizado no hotel cinco estrelas Guarani Esplendor – os jovens têm suas críticas e sugestões.

O brasileiro de Belo Horizonte, Paulo Terrinha, presidente da ONG Terra Santa, orientador social e instrutor de grafite sentiu falta de discussões mais de base, sobre problemas estruturais. "Fiquei em um grupo que tinha que debater a educação. A discussão já começou falando do ensino superior, mas como falar do ensino superior, da entrada do jovem na universidade, se há problemas com as crianças desde a educação infantil?”, questionou.

Também Carolina Sosa, uruguaia de Montevidéu, tem suas críticas. Para a estudante universitária, a Cúpula dos Chefes de Estado e Governo da Ibero-américa já está pronta, sendo assim, o que está sendo construído no evento não terá repercussão junto aos governantes. "Talvez a Vanguarda e estes debates provoquem mudanças interiores nos jovens, mas nas políticas planejadas pelos chefes de Estado Ibero-americanos creio que não”, disse.

Já para o brasileiro de Florianópolis Guilherme Murara, a manhã de hoje teve apresentações e falas muito primárias e superficiais, com ‘conselhos’ que a juventude já está cansada de ouvir, entres eles não fumar, não beber, não consumir drogas e cuidar do meio ambiente. "A intervenção sobre meio ambiente foi muito boa, mas a da saúde apresentou informações que não são novas para nenhum jovem. É preciso aprofundar mais alguns debates e não falar mais do mesmo”.

Ivanihuska Tapía Irías, da cidade de Estelí, na Nicarágua, única representante de seu país, crê que este é um espaço importante para que os jovens possam fazer suas sugestões para os chefes de Estado da Ibero-américa, pois os espaços existentes para a juventude dessa região se encontrar e discutir são poucos, julga a integrante da organização Casa do Adolescente. A jovem também fez sugestões para que as próximas Vanguardas possam ser mais democráticas.

"O evento poderia melhorar convocando os setores mais vulneráveis. Uma crítica que faço é que os temas são muito calmos e superficiais, mostra a perspectiva de um jovem acomodado. Uma sugestão para as próximas edições é que convidem debatedores jovens que fizeram bons trabalhos na América Latina e não só adultos, porque eles parecem que já sabem tudo. Propostas jovens precisam de debatedores jovens. Precisamos debater de igual para igual”, opina.

Para as próximas edições deste fórum juvenil a empresa organizadora – Televisa – já tem a receita para construir um evento mais democrático, aprofundado, participativo e com a cara dos jovens da América Latina, de Portugal e da Espanha.

Vanguarda Ibero-americana

A Vanguarda é um fórum de trabalho dirigido à "vinculação real entre universidade, indústria e sociedade, enfocado não somente na análise da realidade, mas também comprometido com a geração de soluções para um mundo urgido delas”. Tem como vocação a busca e a integração de líderes e jovens talentos da ibero-américa.

Nas edições anteriores, o evento foi realizado em Santiago, no Chile (2007); San Salvador, El Salvador (2008); Estoril, Portugal (2009) e Mar del Plata, na Argentina (2010).

Fonte: Natasha Pitts - Adital