sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Regional Sul 3 estuda a “Missão na Cultura Urbana”

Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu em Porto Alegre (RS) o Encontro de Formação e Animação Missionária do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), que reuniu as 18 dioceses do estado e 60 pessoas. Durante o encontro foi estudado o tema "A missão na cultura urbana" tendo como base as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
 
As dioceses tiveram espaço no evento para abordar a realidade missionária nas bases. Por meio do método luzes (pontos positivos) e sombras (negativos) relataram a situação da missão aos participantes. "Temos uma escola missionária, realizamos retiros missionários e formação; produzimos subsídios sobre a temática e fazemos visitas contínuas às famílias por meio da Pastoral da Visitação", apresentou a diocese de Osório.
 
"Na diocese há um Conselho Missionário Diocesano bem estruturado, temos um fundo missionário para manter os projetos e elaboramos material para as Santas Missões Populares (SMP), porém, faltam Conselhos Missionários Paroquiais", expôs a diocese de Caxias do Sul.
 
Outro momento importante do encontro foram os testemunhos missionários. Cerca de 18 pessoas, integrantes das dioceses de Vacaria, Passo Fundo e Caxias do Sul fizeram no mês de julho desse ano as SMP em Santa Isabel do Rio Negro (AM). Esse grupo fez encontros de estudo e preparação antes da missão, e fará uma pós-missão no mês de dezembro. O seminarista Marciano, da Diocese de Vacaria deu testemunho das experiências missionárias feitas por ele e pelo seminarista Leandro, em Santarém e Manaus no mês de janeiro desse ano.
 
O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), por sua vez, padre Camilo Pauletti, mostrou um vídeo e deu testemunho de sua visita na Missão assumida pela Igreja do Brasil no Haiti. Ele avaliou o encontro como oportuno para a discussão da temática missão nas suas mais diversas vertentes. "Foi importante o estudo sobre a missão na cultura urbana, mas também a partilha das atividades de cada diocese e de testemunhos missionários, seja de Moçambique assim como no norte do nosso país", afirmou.
 
Ainda durante o encontro, padre Camilo falou sobre as Pontifícias Obras Missionárias, o material do mês missionário e do projeto Haiti. "Foi muito bom o encontro, percebe-se que a consciência missionária vem crescendo. O interesse de tornar nossa Igreja mais missionária envolvendo mais pessoas é forte, além da adesão às DGAE, à solidariedade com Igrejas mais pobres e a disposição das pessoas experimentarem a missão além-fronteiras, têm aparecido como sinais de esperança", avaliou.
 

Fonte: Revista Missões
Local: Porto Alegre (RS)