quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jovens cristãos protegem os muçulmanos em oração e em festa de Eid, no fim do Ramadã

Os jovens cristãos de Papua são empenhados hoje como sentinelas para garantir segurança a todas as comunidades muçulmanas que rezam e jejuam pelo fim do Ramadã e para que as comemorações em Eid, previstas para hoje, se realizem pacificamente. É o que ocorre na Papua (também chamada Irian Jaya), província indonésia na qual os cristãos são mais de 65% da população, em maioria protestantes. O gesto, marcado pelo diálogo e pela amizade inter-religiosa, recorda os serviços de vigilância organizados por grupos muçulmanos moderados depois dos atentados a igrejas indonésias, ocorridos nos últimos anos.

Como informado à Fides pela Igreja local, os líderes das diversas comunidades cristãs de Papua pediram aos jovens que manifestem respeito e amizade pelos fiéis muçulmanos (que são grande maioria na Indonésia), controlando a observância da oração e do jejum na festa de Eid, que encerra o mês sagrado do Ramadã. O apelo se fez necessário por causa dos episódios de violência e criminalidade e do clima de tensão que recentemente perturbaram a atmosfera na sociedade de Papua. Os líderes cristãos de Jayapura (capital da província) disseram publicamente que “desejam colaborar com as autoridades e com os líderes muçulmanos para ter uma cidade segura e tranquila”, deplorando todo ato violento realizado por elementos cristãos ou muçulmanos, que ameaçam a harmonia social.

Como informado à Fides por fontes católicas na Indonésia, momentos de compartilha, de festa e de amizade inter-religiosa, por ocasião da Eid, são organizados também na arquidiocese de Semarang e em Jacarta. Em Bekasi, subúrbio de Jacarta conhecido pela presença de grupos fundamentalistas islâmicos e episódios de tensão entre muçulmanos e cristãos, os fiéis católicos da Igreja de São Bartolomeu rezaram pelos fiéis muçulmanos que celebram o Eid, na esperança de que o Eid “possa trazer benefícios espirituais aos irmãos de religião islâmica e às relações entre fiéis de crenças diferentes”.

Fonte: Agência Fides
Local: Jayapura - Indonésia