sábado, 3 de setembro de 2011

Diocese prepara festa para encerrar as Santas Missões Populares

Enquanto noventa missionários, entre padres, religiosos e leigos, vindos de todas as partes do Brasil percorrem ruas, avenidas, becos, escolas, residências, presídios, abrigos e hospitais da cidade de Itabuna, em caminhadas penitenciais a partir das 5h30 da manhã, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo às famílias, uma comissão trabalha para tornar a Missa da Perseverança e de encerramento das Santas Missões Populares (SMP) um verdadeiro marco na história da Igreja itabunense, no Sul da Bahia.

O bispo dom Ceslau Stanula, juntamente com o clero, os religiosos redentoristas, coordenadores e pregadores das Santas Missões, e o secretário municipal de Comércio e Turismo, Carlos Leahy, definiu o estacionamento da Câmara Municipal, na Praça Rio Cachoeira, como o espaço para a celebração que acontece no domingo, 4, a partir das 15h.

Para a mudança, foi levada em conta, além da facilidade do acesso para os fiéis de todos os bairros de Itabuna, a instabilidade do tempo que, de acordo com agências climáticas, prevê ocorrências de chuvas até o próximo sábado (3). “Devido à magnitude da celebração, tínhamos que pensar, principalmente, nessas previsões que poderiam comprometer o acesso dos fiéis ao local do evento”, argumentou o bispo.

Se a festa de abertura das Santas Missões deixou marcas de fé e emoção nos milhares de Itabunenes que acorreram à Praça Rio Cachoeira, no último dia 24, para participar da Celebração Eucarística do Envio Missionário, pelo que estão planejando a comissão organizadora, o próximo domingo vai ser um dia histórico para a comunidade cristã católica do Sul da Bahia.

Para tanto, estão sendo mobilizados fiéis e representantes de diversos segmentos da comunidade itabunense, bem como de diversas cidades do interior da diocese que já manifestaram interesse em comungar deste momento com os católicos de Itabuna. Além da Missa, dezenas de jovens estarão participando da celebração com coreografias e encenações.

Fonte: CNBB