quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Centros e Institutos de Pastorais de Juventude refletem sobre evangelização frente às novas culturas juvenis

A capital salvadorenha, San Salvador, recebe, desde domingo (18) até o próximo dia 24 de setembro, o 11° Encontro da Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil. Com a participação de 16 centros e institutos de 12 países, o encontro propõe, segundo a Pastoral da Juventude Latina, "um processo de reflexão, revisão e orientação dos métodos de evangelização utilizados pela Pastoral Juvenil nos diferentes setores da juventude”.

Nesse sentido, o tema escolhido foi "Métodos de evangelização na Pastoral Juvenil frente às novas culturas juvenis, 30 anos depois da opção preferencial pelos jovens”. A Rede, cuja criação data de 1991, tem relação direta com a opção da Igreja latino-americana pela juventude. Tal concepção foi desenvolvida nas Conferências Gerais do Episcopado da América Latina em Medellín e Puebla e se confirmou em Santo Domingo e Aparecida.

De acordo com a organização, "o encontro busca favorecer o intercambio de experiências de formação e materiais entre Centros e Institutos, criando metodologias que fundamentem e integrem o caminho, superem o isolamento, ampliem relações e fortaleçam a evangelização e a Pastoral Juvenil libertadora, sempre situada no contexto das transformações culturais da realidade da juventude empobrecida latino-americana”.

Como forma de subsidiar os debates do encontro, algumas perguntas chaves foram lançadas aos participantes, nos dias que antecederam o evento. Dentre as reflexões propostas, estava a caracterização da realidade atual dos jovens com que os centros e institutos trabalham em seus países de origem, como forma de perceber as novas culturas juvenis. Outro tema foi a identificação dos principais desafios enfrentados pelos jovens em cada país.

Considerando que o encontro se realiza no marco de um Processo de Revitalização da Pastoral Juvenil Latino-Americana, promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano, os participantes foram instigados a refletir sobre as contribuições que os Centros e Institutos podem dar nesse processo. Também foram lançados questionamentos sobre as limitações e dificuldades encontradas na Igreja e na sociedade para levar adiante a opção preferencial pelos jovens.

Após acolhidas e celebrações, o primeiro dia de encontro contou com a apresentação do padre Jorge Boran. Os participantes também recordaram os 20 anos de história da Rede. O dia também foi para visitação aos estandes dos Centros e Institutos, nos quais se apresentaram os trabalhos realizados com os jovens nos diversos países.

Na avaliação da PJ brasileira, em nota, foi um momento de conhecer "a riqueza que existe em diferentes áreas de atuação: formação, assessoria e acompanhamento, apresentando também os desafios que se vive em diferentes lugares em relação à evangelização da juventude”. Pelo Brasil, participam a Casa da Juventude Padre Burnier, o Centro de capacitação da Juventude, os Centros Maristas de Juventude e o Instituto Paulista de Juventude.

Para mais informações: http://redlacipj.org/


Fonte: Adital - Camila Maciel