quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aumenta consumo de droga entre jovens nas Ilhas Maurícius

O narcotráfico chega mesmo nos lugares mais remotos. Um relatório das Nações Unidas, de 2010, sobre o uso de drogas, alerta para o consumo de entorpecentes entre crianças na Ilha Maurício, este que é um pequeno país insular do Oceano Índico, pertencente ao continente africano.

Operadores sociais e centros de assistência estão registrando um aumento do uso de drogas entre jovens já a partir dos 11 anos de idade, que iniciam com drogas leves, mas, em média, quatro anos depois, passam às drogas pesadas, como heroína e similares. A Ilha Maurício, aliás, têm um recorde do qual pouco pode orgulhar-se: o país registra a maior taxa de consumo de ópio da África, o que representa 2% de uma população de um milhão e duzentos habitantes.

O país dispõe de um centro público para o tratamento de drogadição, é o Idriss Goomany, onde 600 adolescentes são atendidos. O Diretor confirmou o aumento no número de toxicodependentes jovens e fez a comparação de que, antigamente, os pacientes tinham, na sua maioria, mais de 25 anos, enquanto agora a média fica em 16 anos. Ele considerou como causa do fenômeno a pobreza.

Ele explica que o governo tenta reduzir o tráfico de drogas concentrado-se na prevenção, no tratamento e na reabilitação, e houve, até mesmo, um aumento no número de traficantes presos nos últimos dez anos. Os operadores sociais, porém, dizem que as medidas não são suficientes; há muitas crianças abandonadas às ruas, sem estudo, sem atividades, sem perspectiva de futuro. Eles também fazem a sua parte, mediando encontros semanais para discussão dos riscos do consumo de drogas.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Nova York