terça-feira, 23 de agosto de 2011

"O Papa sentiu-se muito bem em Espanha": Bento XVI, ao deixar Madrid, de regresso a Roma. Agradecendo a todos e a cada um, o Papa fez votos de uma "convivência sãmente aberta, plural e respeitadora" entre todos os espanhóis, sem renunciar à "alma profundamente religiosa e católica" da nação

No fim da tarde deste domingo, Bento XVI despediu-se de Madrid onde, a partir de quinta feira, presidiu as celebrações conclusivas da jornada mundial da juventude 2011.

Foram palavras sentidas, de profunda gratidão e satisfação pessoal, as que Bento XVI pronunciou no aeroporto, no momento da despedida. “O Papa sentiu-se muito bem na Espanha” – declarou, dirigindo-se em primeira pessoa ao rei D. Juan Carlos, assegurando-lhe que também os jovens protagonistas desta JMJ foram muito acolhidos em Madrid como em tantas outras localidades espanholas visitadas.
A todos e a cada um, Bento XVI agradeceu o acolhimento e colaboração oferecidos: para além do Rei Juan Carlos, as Autoridades nacionais, autonómicas e locais, os milhares de voluntários, as Forças de Segurança e da Ordem, bem como quantos colaboraram em variados serviços: música e liturgia, transporte, cuidados sanitários, abastecimento.

“A Espanha é uma grande nação, que, numa convivência salutarmente aberta, plural e respeitadora, sabe e pode progredir sem renunciar à sua alma profundamente religiosa e católica. Manifestou-o uma vez mais nestes dias, ao aplicar a sua capacidade técnica e humana num empreendimento de tanta importância e futuro, como é este que facilita à juventude mergulhar as suas raízes em Jesus Cristo, o Salvador.”

Bento XVI agradeceu também aos organizadores da Jornada: ao Cardeal Rylko e a todo o pessoal do Conselho Pontifício para os Leigos, e ao Cardeal Arcebispo de Madrid, com os Bispos Auxiliares e toda a arquidiocese; nomeadamente o Coordenador Geral da Jornada. Referido também a “solicitude e abnegação” com que os bispos, nas respetivas dioceses, contribuíram para a preparação desta JMJ, com todos os outros agentes de pastoral.
Finalmente, um grande obrigado aos jovens que se deslocaram a Madrid, “pela sua participação alegre, entusiasta e vigorosa”.

“obrigado e parabéns pelo testemunho que destes em Madrid e no resto das cidades espanholas onde estivestes. Convido-vos agora a difundir por todos os cantos do mundo a feliz e profunda experiência de fé que vivestes neste nobre País”

O Papa pediu-lhes que transmitissem a sua alegria “especialmente a quantos teriam querido participar e que pelas mais diversas circunstâncias não o puderam fazer”. Com a vossa solidariedade e testemunho, ajudai os vossos amigos e companheiros a descobrirem que amar Cristo é viver em plenitude – propôs Bento XVI.

“Deixo a Espanha feliz e agradecido a todos, mas sobretudo a Deus, Nosso Senhor, que me permitiu celebrar esta Jornada repleta de graça e emoção, carregada de dinamismo e esperança. Sim, a festa da fé que compartilhamos permite-nos olhar em frente com muita confiança na Providência, que guia a Igreja pelos mares da história; por isso permanece jovem e cheia de vitalidade, mesmo enfrentando árduas situações.”


Fonte: Rádio Vaticano