sexta-feira, 5 de agosto de 2011

JMJ 2011: Dois projetos solidários para mobilizar os jovens

Organização quer oferecer casas a 127 famílias em risco de exclusão social

Os mais de um milhão de participantes esperados para a próximo Jornada Mundial da Juventude, de 16 a 21 de agosto, vão poder colaborar com duas iniciativas solidárias, em Madrid, que acolhe o evento, e no Brasil.

Na capital espanhola, o objetivo é construir complexo residencial, de quatro andares e 127 apartamentos, destinado a famílias em risco de exclusão social.

Javier Hernando, coordenador geral da Caritas Madrid, ressaltou que a "situação económica atual afeta diretamente o emprego, a casa e as necessidades básicas das famílias", pelo que que este projeto "dá uma visibilidade social a um problema que afeta atualmente muitas famílias".

Além deste, vai desenvolver-se um projeto no Brasil que visa criar oportunidades entre a juventude mais afetada pela pobreza e por situações de violência.

Segundo Marisa Salazar, responsável de comunicação institucional da Caritas Espanha, esta é uma iniciativa de "jovens comprometidos com jovens".

Os dois projetos serão apresentados aos jovens participantes na JMJ 2011 para que colaborem no seu financiamento através do envio mensagens de telemóvel, por exemplo.

Yago de la Cirva, diretor-executivo desta edição das Jornadas, destacou que "o projeto formativo da JMJ ficaria incompleto" se não fosse possível "dizer aos jovens que a sua fé está incompleta se não ajudam os outros, se não são generosos, se não corrigem o que veem que está mal".

Fonte: Agência Ecclesia