segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Infância e Adolescência Missionária é tema de formação para seminaristas

Na manhã desta sexta-feira, 5, os seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, da diocese de Caratinga (MG), participaram de uma formação pastoral sobre o trabalho da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

A formação faz parte de uma proposta do Conselho Missionário do Seminário (Comise), cujo objetivo é provocar a formação missionária dentro do seminário e suscitar o espírito de oração pela missão nos formandos. O encontro foi assessorado pela coordenadora estadual da IAM em Minas Gerais, Maria das Dores Silva Santos (Dorinha), acompanhada de outras pessoas da equipe da IAM da arquidiocese de Belo Horizonte.

De acordo com a assessora, foi destaque na formação, a importância dessa obra na Igreja, sua história, seus objetivos, seus fundamentos, além dos passos para a estruturação, que fazem parte da metodologia da IAM.

Dorinha enfatizou a necessidade pastoral de conciliar IAM e catequese, buscando uma atividade complementar. "O importante é despertar nas crianças e adolescentes a consciência de que eles são os protagonistas da IAM", disse afirmando sua preocupação com formação dos agentes do trabalho.

Alegria e seriedade
A assessora disse ainda que o encontro aconteceu num intenso clima de alegria, mas sem perder a seriedade de seus objetivos. "Muitas das danças e brincadeiras da IAM aconteceram para que também fosse experimentada a sua alegria. A formação mostrou, contudo, que o trabalho de evangelização das crianças pelas crianças passa por caminhos sérios, de formação de um perfil missionário arraigado a pessoa de Cristo", comentou Maria das Dores.

Alguns dos adolescentes que vieram com a equipe de BH partilharam sua experiência com a infância missionária. Falaram da alegria que têm com o trabalho, o amor que têm pela Igreja e sua presença com a família, evangelizando-a também.

 

Fonte: POM - Fúlvio Costa