sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cáritas do Regional N2 abre inscrições para o programa social Infância, Adolescência e Juventude

A Cáritas do Regional Norte 2 da CNBB (Pará) e a prelazia de Cametá, abriram no dia 1º de agosto as pré-inscrições para as oficinas e palestras do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), que atenderá 180 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos. Após a pré-inscrição será realizado uma triagem com os candidatos por meio de visitas domiciliares, nos dias 15 a 26, por assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais, com aplicação de questionários.

De acordo com os dados do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100) em 2010 foram registrados 13.247 denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A região Norte ocupa o terceiro lugar com 89,39 denúncias por grupos de 100 mil habitantes registrados no período de maio de 2003 a junho de 2010.

Em Cametá, o Conselho Tutelar do município registrou, somente em abril de 2011, 41 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes e 23 casos de violência escolar. Em 2009 foram registrados 98 casos de abuso sexual, já em 2010 foram 172 casos registrados e 54 casos de violência escolar.

Como forma de combater a violência contra crianças e adolescentes o PIAJ é um programa que atua na defesa dos direitos humanos, no fortalecimento do vínculo familiar e comunitário para a inclusão social, desenvolvimento sustentável e solidário.

O trabalho visa à prevenção e o combate da exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Terá duração de três anos (maios de 2011 a maio de 2013) e conta com o apoio da Cáritas Brasileira e da Cáritas Suíça.

As crianças e adolescentes selecionados, assim como os seus familiares, participarão de palestras, dentre elas: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Políticas Públicas; Direitos Humanos – enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes; Violência doméstica e Trabalho precoce; Medidas Socioeducativas; Protagonismo Infanto-juvenil e Direitos Humanos e Meio Ambiente.

As oficinas ofertadas são: artesanato, reforço escolar, dança, teatro, atividades lúdicas e esportes. “É por meio das oficinas que podemos atingir as crianças e os adolescentes, e desta forma alcançar o objetivo maior do PIAJ, que é o desenvolvimento da cidadania, inclusão social e conscientização da comunidade dos direitos da criança e do adolescente”, explicou a agente da Cáritas do Regional, Joênia Nunes. As inscrições terminam no dia 13 de agosto.

Fonte: CNBB