terça-feira, 23 de agosto de 2011

A cada 11 semanas, dez por cento da população de somalis menores de 5 anos está morrendo” - afirma o ‘Situation report’ da Caritas Somália

 “As estruturas de saúde da Somália estão tentando enfrentar a chegada maciça de desabrigados internos que estão lotando os centros urbanos em busca de assistência” – afirma o "Situation report" da Caritas Somália, enviado à Agência Fides. “No corredor de Afgoye há mais de 410.000 deslocados internos. Em Mogadíscio, onde os recursos já eram escassos, este número chegou a 470.000. O sarampo e outras doenças facilmente previsíveis estão se difundindo nos campos, por causa da falta de vacinas. A diarréia também está se alastrando, causando um forte aumento de casos de morte de crianças menores de 5 anos. Estima-se que a cada 11 semanas, dez por cento da população somali menor de 5 anos perde a vida” – afirma o documento.

Caritas Somália está colaborando com os parceiros locais nas atividades de assistência às pessoas mais vulneráveis e às famílias desabrigadas nos maiores centros do país, com o envio de gêneros de primeira necessidade, alimentos e assistência de saúde. Caritas Somália está também coordenando as atividades de outras Caritas e de diferentes organizações, seja na Somália como nos campos de abrigo de deslocados somalis no Quênia e na Etiópia.

Trócaire (organização da Igreja católica irlandesa) atua junto com parceiros locais no centro-sul da Somália, onde ajuda cerca de 220.000 pessoas com alimentos e assistência de saúde. Trata-se de uma operação muito delicada: por razões de segurança e para não comprometer suas atividades, Trócaire optou por não conceder alguma informação suplementar.

Caritas Suíça/Luxemburgo lançou um projeto em Somaliland em favor das populações mais vulneráveis (170.000 pessoas), sobretudo nas áreas pastorais a leste de Togdheer e Sool Plateau. O programa deve melhorar a higiene e reduzir os casos de diarréia e outras doenças provocadas pela contaminação das águas, bem como reforçar a capacidade das comunidades e autoridades locais para enfrentar as emergências e catástrofes.

Na Somália, Caritas Suíça está programando sustentar a atividade da Trocaire e deve começar em setembro um novo projeto para o abastecimento de água potável, alimentos para menores de 5 anos e suas mães, suporte veterinário e alimentação para os bovinos. Devem também ser iniciadas pequenas atividades empresariais para oferecer uma renda à população.
 

Fonte: Agência Fides
Local: Mogadíscio - Somália