segunda-feira, 29 de agosto de 2011

12ª Festa Missionária de Ibiporã-PR

Os missionários do Pontifício Instituto das Missões estão presentes na cidade paranaense de Ibiporã, desde 1948. Naquele município, eles erigiram as paróquias de Nossa Senhora da Paz e, mais recentemente, de São Rafael, além de inúmeras comunidades menores. A paróquia Nossa Senhora da Paz tornou-se um reconhecido modelo de comunidade viva, na qual atuam, com raro dinamismo e grande entrosamento, as mais variadas pastorais paroquiais.

Neste último domingo, dia 28 de agosto, a comunidade organizou a sua 12ª Festa Missionária, um evento destinado a despertar a consciência missionária além-fronteiras e ad gentes (aos povos) nos paroquianos.  Constaram dos festejos uma Missa solene, às 10h, seguida de um churrasco “fogo de chão”, a partir do meio dia.

Neste mais recente evento, a Missa foi presidida por dom Pedro Zilli, o primeiro bispo brasileiro a trabalhar além-fronteiras, e concelebrada por vários missionários brasileiros que, com ele, trabalham ou trabalharam na diocese de Bafatá, na Guiné Bissau, África Ocidental.  Lotada, a igreja ouviu dom Zilli relatar o seu trabalho missionário e o agradecimento pelo apoio humano e financeiro que recebe da comunidade. Entre tantas lições, o bispo citou que a frase de Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15) não é um convite, mas um mandamento: o décimo primeiro. Disse também que “a missão é feita dos pés de quem parte, dos joelhos de quem reza e das mãos de quem doa com generosidade”. No final da celebração, dom Zilli fez o envio missionário da irmã Eliane Maria Assis Armoa, das Missionárias da Imaculada, e colocou no pescoço dela o crucifixo missionário, “o grande companheiro de jornada”. A irmã Elaine, matogrossense de Jardim, parte para a Guiné-Bissau no próximo dia 13 de setembro.

No animado churrasco comunitário, cuja organização foi primorosa, participaram mais de duas mil pessoas de várias comunidades locais e vizinhas. Como nas festas anteriores, a música sertaneja, ao vivo, colaborou para que o “clima” familiar se tornasse magnífico.

Nestes eventos anuais, a renda obtida é integralmente destinada às obras sociais da diocese de Bafatá. Oxalá, outras paróquias brasileiras sigam o exemplo de paróquia Nossa Senhora da Paz! 

Fonte: Pedro Miskalo -  Editora Mundo e Missão