segunda-feira, 25 de julho de 2011

Santa Catarina vai sediar o 2º Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade

Com o tema "Prevenção e Recuperação", vai acontecer em Jaraguá do Sul (SC), nos próximos dias 19 a 21 de agosto, o 2º Congresso Sul Brasileiro da Pastoral da Sobriedade. De acordo com o coordenador regional da Pastoral no Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), Valério da Costa, o evento tem por objetivo formar e capacitar novos agentes para a implantação de grupos de auto-ajuda, além de motivar grupos do sul do país.

Devem participar da segunda edição do Congresso cerca de 400 pessoas. Durante os três dias de evento haverá dez conferências, entre elas, "Passos a serem dados para amar como Jesus amou", com o bispo de Lins (SP), dom Irineu Danelon; "Parar de fumar para quê?", com Carlos Humberto Gothchalk; "Desafio das famílias no mundo de hoje", com o bispo de Joinville (SC), dom Irineu Roque Scherer.

A Pastoral

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da dependência química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

No Brasil está presente em 24 estados, 17 Regionais, 132 dioceses e 627 paróquias. O país conta ainda com 707 grupos da Pastoral.

O primeiro Congresso aconteceu entre 6 e 8 de abril de 2001, em Curitiba (PR).
 

Fonte: CNBB
Local: Brasil