quinta-feira, 28 de julho de 2011

Assembleia do Setor Juventude da diocese de Caratinga reflete tema da JMJ-2011

No fim de semana, dias 22 a 24, o Setor Juventude da diocese de Caratinga (MG) realizou a sua Assembleia, em Inhapim. O encontro contou com a participação de 26 paróquias e cerca de 80 jovens, representantes dos vários movimentos juvenis existentes na diocese, Pastoral da Juventude, Juventude Missionária, EJC, EAC, Ministério Jovem (RCC), Pastoral de Juventude Rural, entre outros.

Todo o evento aconteceu em sintonia com o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2011), “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, que vai acontecer no próximo mês de agosto, em Madri, Espanha. A assembleia foi assessorada pela religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, de Belo Horizonte, que atualmente é também assessora da Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), irmã Cléo Mota.

Os jovens tiveram ainda a oportunidade de conhecer a identidade das pastorais e movimentos que trabalham com a juventude na diocese, através de tendas montadas pelos próprios jovens. Segundo o coordenador diocesano do Setor Juventude, Jonas Miranda, a experiência permitiu conhecer a realidade da proposta de evangelização da juventude na diocese. Os jovens também tomaram conhecimento da análise feita pela coordenação diocesana do Setor Juventude nas reuniões feitas nas cinco foranias durante o primeiro semestre de 2011.

À luz do Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e do Plano de Pastoral da diocese de Caratinga, os jovens aprofundaram os conhecimentos sobre o Setor Juventude, sobre o trabalho pastoral da Igreja no Brasil e na própria diocese.

“Agora é preciso que arregacemos as mangas para continuarmos nossa caminhada na Evangelização da Juventude, pois, unidos na diversidade, que vamos alcançar nossos objetivos”, afirmou esperançoso o coordenador diocesano que será um dos representantes da diocese na JMJ de Madri.

Fonte: CNBB/ Diocese de Caratinga