segunda-feira, 27 de junho de 2011

A beatificação de padre Clemente Vismara, missionário do PIME, em nome da sobriedade e da solidariedade

No domingo, 26 de junho, na Praça da Catedral, em Milão, o padre Clemente Vismara (1897-1988), missionário do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), conhecido como o "Patriarca da Birmânia" por ter passado 65 anos de intensa vida missionária, será inscrito no livro dos bem-aventurados, juntamente com outros dois filhos da terra ambrosiana: Pe. Serafino Morazzone e Enrichetta Alfieri.
 
A comunidade de Agrate Brianza, sua terra natal, a diocese de Milão e o PIME - promotores da causa de beatificação - decidiram celebrar a beatificação de Padre Vismara em nome da sobriedade e solidariedade. Um exemplo nos é dado pelas bolsas birmanesas preparadas para os peregrinos. "Cada grupo étnico em Mianmar tem a sua bolsa, é quase um sinal distintivo – explica Pe. Paolo Ceruti, jovem missionário do PIME, membro da comissão organizadora da beatificação. Também Clemente em suas numerosas incansáveis viagens, tinha sempre consigo uma inseparável bolsa. Daqui nasce a idéia de oferecer aos peregrinos em 26 de junho uma bolsa feita em Mianmar, como um sinal de atenção para a população local". Um particular: "Estas bolsas não identificam nenhum grupo étnico particular, mas querem representar de forma genérica o Mianmar, como sinal de unidade do povo em torno dele daquele que a Igreja local, poucos anos atrás, proclamou ‘patriarca’ da Birmânia"
 
A comunidade do Agrate e o PIME, além disso, se encarregaram da hospitalidade à delegação proveniente de Mianmar, que inclui quinze pessoas entre sacerdote e bispos (bem como a Joseph Tayasoe, jovem que em 1998 foi beneficiado pelo milagre de Padre Clemente) e várias irmãs. Também em sinal de solidariedade, o PIME lançou um apelo para a reconstrução do orfanato de Monglin. A primeira missão onde Pe. Vismara trabalhou foi duramente atingida pelo recente terremoto, em março passado, que afetou a parte norte de Mianmar e Tailândia, deixando cerca de setenta mortos e milhares de desabrigados.

Por ocasião da beatificação, o Centro Missionário PIME de Milão e a Paróquia de Agrate criaram uma série de instrumentos para fazer conhecer a figura e a mensagem de Pe. Vismara: um especial mensal "Mondo e Missione", com testemunhos da Itália e de Mianmar; uma revista e um jogo para crianças intitulado "A vida é feita para explodir, para ir mais longe", retomando as palavras de Pe. Vismara; o "Vismara Game" para os oratórios de verão: laboratórios e atividades relacionadas aos valores e ao testemunho missionário de Pe. Vismara; o DVD sobre o "patriarca da Birmânia", intitulado "Uma vida não basta"; uma exposição fotográfica. 

Fonte: Agência Fides