sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pastorais Sociais do Regional Sul 1 refletem mudanças climáticas e definem programação de Seminário

O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) definiu nesta quinta-feira, 18, os últimos detalhes da programação do Seminário que será realizado nos dias 1º a 3 de julho, no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo (SP).

Com o tema “Mudanças Climáticas e Justiça Social”, a assessoria do Seminário das Pastorais Sociais será feita pelo Fórum Mudanças Climáticas, de Brasília.

Na reunião de ontem, 18, o Fórum fez reflexões sobre as mudanças climáticas que afetam a humanidade e a natureza criada por Deus. O bispo de Santos e presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz no Regional Sul 1, dom Jacyr Francisco Braido, encerrou as reflexões com oração e bênção.

Toninho Evangelista, da Campanha da Fraternidade, falou sobre a avaliação da CF-2011, realizada nos dias 13 a 15, em Itaici (SP), com o objetivo de trazer subsídios ao tema do Seminário. De acordo com ele, “a avaliação mostrou que a sociedade buscou participar do tema da CF deste ano com mais empenho que a própria Igreja, pois despertou a necessidade de discutir mais os efeitos da ação do homem que prejudica a natureza e a vida no planeta”, disse.

Ainda segundo Evangelista, “a Igreja poderia avançar um pouco mais na discussão e na ação”, afirmou. “Entre as propostas que as dioceses trouxeram destaca-se a necessidade da Igreja se posicionar com relação ao Código Florestal e dar continuidade aos debates com o Poder Público iniciados com êxito durante a Campanha da Fraternidade 2011. A Campanha não deve parar no início da outra Campanha, mas ter continuidade, pela abrangência do tema”, completou.


Fonte CNBB