sexta-feira, 20 de maio de 2011

3º Encontro da Juventude Missionária de Alagoas discute “A Missão à luz da Palavra de Deus”

“A Missão à luz da Palavra de Deus”. Foi com este tema que aconteceu na última semana, dias 13 a 15, na diocese de Penedo, o 3º Encontro Estadual da Juventude Missionária de Alagoas. A formação reuniu cerca de 40 jovens da diocese anfitriã, da arquidiocese de Maceió e da diocese de Palmeira dos Índios.

O secretário nacional da Propagação da fé e Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, assessor do encontro, discutiu com os participantes, no dia 14, “A Fundamentação Bíblica da Missão”, segunda etapa da formação continuada da Juventude Missionária no Brasil.

Sobre a temática, padre Marcelo trabalhou os textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento; de modo particular, no Novo Testamento, o Livro dos Atos dos Apóstolos e Evangelhos. Divididos em grupos após a exposição, os jovens apresentaram com o apoio de um texto-base, em plenária, a “Missão à luz da Palavra de Deus”.

A Missão na realidade social

No dia 15, durante sua fala, padre Marcelo tomou por base o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, na parte que destaca a missão da Igreja. Segundo ele, a formação daquele dia teve por objetivo proporcionar aos jovens e assessores participantes um conhecimento mais aprofundado a respeito da missão nas diversas realidades sociais que o missionário pode se inserir.

Padre Marcelo fez sua exposição a partir dos laços profundos entre evangelização e promoção humana. Ele lembrou que a Doutrina Social da Igreja atenta para a importância da Igreja não se esquecer de “promover na justiça e na paz o verdadeiro e autêntico progresso do homem”. De acordo com o secretário, é dever e corresponsabilidade do jovem não apenas saber disso, mas viver a missão onde quer que ela aconteça tendo em vista a realidade à qual ele (missionário) está inserido.

“O interesse pelo Evangelho requer justiça social. Não há evangelização se não há interesse em sanar ou auxiliar pessoas nas mais diversas injustiças que acontecem no mundo”, disse ele. Questionado sobre as motivações dessa preocupação da Doutrina Social da Igreja em evangelizar a partir das diversas realidades sociais, Gualberto afirmou que no âmbito da Juventude Missionária, por exemplo, “é importante estar consciente da realidade do povo que ele está evangelizando, seja em missão local ou ad gentes”.

A partir da exposição do secretário nacional, a coordenadora da JM em Alagoas, Luane Lira, disse que o encontro abriu horizontes para entender que a missão é um trabalho que nasceu de Deus. “O encontro foi a oportunidade de percebermos que a missão não é criação da Igreja, mas é de fato a obra-prima que Deus quis desde a encarnação enviando seu filho, Jesus Cristo, para nos salvar e que também Jesus Cristo nos envia hoje”.

Além dos jovens participantes, a formação contou ainda com a visita do padre Osmar José de Sousa, da paróquia Santíssima Conceição de Craíbas, que enriqueceu o encontro e se animou com a juventude já propondo a criação de grupos de JM em sua paróquia. Apoiaram o encontro o arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz; o bispo de Penedo (AL), dom Valério Breda; e o bispo de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes de Matos.

Fonte: CNBB