terça-feira, 31 de maio de 2011

2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente encerra com Peregrinação a Aparecida

O 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente foi encerrado, no sábado, 28, com uma peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida e uma confraternização cultural na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).

Em Aparecida, os 165 diáconos participaram da missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis e concelebrada por bispos e presbíteros dos países Latino-americanos e caribenhos presentes ao Congresso.

Dom Damasceno, durante sua homilia, manifestou alegria em receber as delegações: “Nossa alegria é muito grande e agradecemos as bênçãos da Mãe Maria para o importante ministério diaconal. Alegramos-nos porque as dioceses estão redescobrindo o grande valor do serviço prestado pelos diáconos, em especial por ministrar os sacramentos do Batismo e do Matrimônio e no serviço da caridade, junto às pastorais sociais.”

Após a missa, os congressistas foram conhecer as instalações do Santuário Nacional. A Peregrinação terminou com almoço servido no subsolo do Santuário.

Confraternização

À noite foi realizado um Momento Cultural de Confraternização no Salão Vieira, do Centro de Espiritualidade Inaciana, Vila Kostka de Itaici.

Com cânticos populares, danças e poesias, as delegações mostraram seus traços culturais, enriquecendo o evento. Apresentaram seus principais traços artísticos e culturais: Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Porto Rico, México, Chile, Venezuela, Colômbia, Cuba, República Dominicana e Brasil. A diversidade cultural trouxe a unidade cristã e social ao evento.

O 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente foi promovido pelo Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Aconteceu na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici, município de Indaiatuba (SP) e reuniu 256 pessoas: 20 bispos, 30 presbíteros, 165 diáconos, 40 esposas e 1 leigo. O lema do evento foi “Os diáconos: apóstolos nas novas fronteiras”.


Fonte: CNBB