quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma bonita e alegre Páscoa

Antes de uma grande festa é preciso ter uma boa preparação. Para nós cristãos isto não é diferente. Estamos, nos preparando para a maior festa cristã, a Páscoa, o caminho de Jesus da morte para a vida, a sua Ressurreição.

Durante os dias da quaresma, tivemos a oportunidade de ver Jesus como o maior de todos os homens, isto, porque Ele foi o maior servidor do ser humano, sempre cheio de perdão e de misericórdia, de ajuda, de esperança e de amor com todos aqueles que chegavam até si.
Sua atitude de servidor e de amparar os mais fracos foi e continua sendo sem limites, assim quis ele nos aproximar de seu amor, um amor verdadeiro, um amor de amigo, como ele mesmo disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que da a vida por seus amigos” (Jô 15,13). Jesus usou de sua livre liberdade para entregar-se na cruz, trocou sua vida por nossa salvação, sem duvida nenhuma, é a maior prova que ele pode dar a todos que crêem e confiam em suas palavras. Ele soube ser o maior amigo da humanidade.
 
Nestes 40 dias vividos de Quaresmas, vimos como Jesus ajudou e salvou os que dele se aproximavam em busca de cura, perdão e ajuda. Usou de tanto amor misericordioso que levantou a ira daqueles de coração duro, teve que enfrentar as oposições, as dificuldades de anunciar sua Boa nova. Ele enfrentou os ciúmes dos sumos “sacerdotes”, as hipocrisias dos “sábios”, as falsas devoções dos “perfeitos” que não tiveram vitória em seus atos contra Jesus, pois, o homem que eles viram morto e pregado na cruz voltou à vida, venceu a morte. Tanto foi a grandeza que ele não julgou ou condenou seus adversários, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
 
A palavra Páscoa, em hebraico, significa passagem; a Páscoa de Cristo nos remete a uma dupla passagem “a passagem da vida para a morte e a passagem da morte para a vida eterna”.
 
Páscoa significa também a vitória suprema da vida sobre a morte, isto é, a Ressurreição de Jesus Cristo. Percebemos que “se o Pai, com o Espirito Santo, quis que seu Filho se tornasse homem e desse sua vida em favor do ser humano, carente de salvação, com o Espirito Santo. Ele também quis que seu filho, morto na cruz e sepultado, ressurgisse vitorioso e fosse vencedor eterno da morte”.
 
A Ressurreição de Cristo é promessa e penhor da nossa ressurreição, pois o ressuscitado quer ser também o nosso ressuscitador, isto é, quer que participemos da sua ressurreição. Quer que sua Páscoa seja também a nossa Páscoa, nossa passagem da morte para a vida.
 
Neste tempo de preparação pascal, demos a Jesus Cristo a alegria de perdoar-nos, curar-nos e transformar-nos, tornar-nos semelhantes a ele, nas nossas relações com o Pai do céu, com Maria, com nossos irmãos e irmãs, com a própria natureza e conosco mesmos. Deixemo-nos perdoar e abençoar com o seu Espirito, para sermos mais felizes como seus filhos e irmãos de todos.
 
Deus nos abençoa e nos ajuda quando desejamos e queremos ser abençoados. Aproveitemos, pois, este tempo para examinar como estamos com Deus, com os irmãos e conosco. E, ao descobrirmos a necessidade do perdão e da misericórdia de Deus, com confiança e alegria confessemos ao sacerdote nossos pecados, pois, eles em nome de Jesus e por meio do Espírito Santo, querem perdoar-nos e abençoar-nos e, perdoados e abençoados, teremos todos uma bonita e alegre Páscoa!


Fonte: Deivid Barros, Noviço Palotino, Cornélio Procópio-Pr. Acadêmico do Curso de Filosofia-FAPAS.