terça-feira, 26 de abril de 2011

Livro sobre contos da tribo Makuxi é lançado em Roraima

A Igreja de Roraima (RR), comprometida há décadas com a causa indígena, dá agora mais um passo significativo no trabalho de revitalização das línguas indígenas com o lançamento do livro “Onças, Antas e Raposas”, do padre canadense radicado no Brasil, Ronaldo Mac Donnell.

O livro é uma edição trilingue – em Makuxi, Português e Inglês, de 30 mitos makuxis coletados pelo monge beneditino dom Alcuino Meyer, entre os anos 1926 e 1948. Esses mitos encontravam-se no acervo do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, e foram pesquisados pelo organizador da obra, padre Ronaldo Mac Donnell, missionário do Instituto Scarboro, doutor em linguística e assessor linguístico do Conselho Indígena Missionário (CIMI) do Regional Norte1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima).

No dia 25 de abril, o bispo de Roraima, dom Roque Paloschi, presidiu a sessão de lançamento do livro em Boa Vista, na cúria diocesana. Além do organizador, encontrava-se presente sua equipe, composta por indígenas da etnia makuxi que revisaram os textos na língua original e incumbiram-se das ilustrações da obra.

O bispo enfatizou a relevância do trabalho do padre Ronaldo Mac Donnell, que além de disponibilizar, por escrito, os mitos da tradição oral do povo makuxi de Roraima, traduziu-os para o inglês, visando favorecer também os makuxis da Guiana.

A revitalização das línguas indígenas faz parte da orientação de valorizar as culturas autóctones (da região) e avançar a causa de uma evangelização inculturada.

Os livros, no valor de R$15,00, podem ser adquiridos na cúria de Roraima ou solicitados via internet:  diocesebv@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   ou pelo telefone (95) 3224 3741.

Fonte: CNBB