terça-feira, 12 de abril de 2011

EDEJU inicia 5ª turma e reflete dimensão pessoal

"Um novo sol se levanta..."

 
Um novo sol se levanta e nasce com a boa nova. Sim, eu estava lá e vi. Foi no CETRAR - Centro de Treinamentos da EPAGRI, em Araranguá, de 08 a 10 de abril que se iniciou a quinta turma da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude - Pe Lugero Buss, a EDEJU.
 
Rostos novos e um tanto ansiosos pelo início dos primeiros passos na bonita caminhada que a EDEJU propõe. Nos diferentes jeitos, feições e expressões, permeava porém um brilho próprio da Juventude, um brilho na manifestação Jovem e dinâmica do próprio Pai.
 
Estava lá e vi a ciranda da juventude diocesana de Criciúma dizer sim a vida em grupo e acreditar no amor entre irmãos, no Deus-Comunidade que acolhe os diferentes irmãos com a mesma bondade e amor, respeitando e enriquecendo com as particularidades de cada ser.
 
Com os olhares de amor e atenção de Ir Elisângela Alencar, Heverlin Giassi e Neuza Mafra os jovens refletiram um pouco de si mesmos, sua relação consigo próprios: autodescobrir-se, pertencer-se, entender-se como sinal concreto de amor do Pai foram alguns dos exercícios provocados pela temática "Juventude e Dimensão Pessoal" que envolveu toda a mística de encontro, partilha e reflexão desta primeira etapa.
 
E foi lá, naquelas paragens de Araranguá, em clima de oração e preparação para a Páscoa do Senhor que a juventude diocesana representada por jovens de catorze paróquias iniciou mais um ano de formação integral que perpassará por outros momentos de aprofundamento e crescimento ao longo do ano, levando mais vida a outros jovens e comunidades. O segundo passo da escola acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller.

Vamos agitar nossa comunidade, escola, paróquia, grupo, para que juntos possamos refletir sobre a vida de nossa juventude e, em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2011, debater, refletir e rezar sobre a Terra, para que possamos mudar nossas atitudes e construir um amanhã melhor!

Sigamos sempre em frente, pois a juventude e a Terra querem vida plena e em abundância!

Na certeza do Cristo ressuscitado que caminha conosco,



Pastoral da Juventude Rural

Pastoral da Juventude do Meio Popular

Pastoral da Juventude

Pastoral da Juventude Estudantil
 
Fonte: Pastoral da Juventude - Uilian Dalpiaz