quarta-feira, 9 de março de 2011

Tema da JMJ 2011 mobiliza juventude da Arquidiocese de São Paulo

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) elaborou um itinerário para a preparação dos delegados da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011, que acontece em Madri, Espanha, no próximo mês de agosto.

Seguindo as orientações de dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar e referencial para o Setor Juventude na arquidiocese, e do próprio Setor Juventude da CNBB, é fundamental que haja uma boa preparação dos delegados e participantes da JMJ.

Entre as atividades está a realização de projetos de ações missionárias que envolvam todos os jovens das paróquias, movimentos, comunidades e organizações da arquidiocese a partir do tema da JMJ 2011 – “Enraizados e fundados em Cristo, firmes da fé” (Col 2,7). Essa atividade também tem o objetivo de envolver os jovens que não irão para a Jornada.

Nas próximas semanas, o Sejusp divulgará, em toda a Arquidiocese de São Paulo, propostas variadas de ações missionárias a serem executadas por pastorais, movimentos eclesiais, congregações religiosas e novas comunidades no mês de julho. Algumas dessas atividades já foram apresentadas pelos movimentos, como uma missão junto aos migrantes. Outras sugestões já foram dadas, porém, precisam ser estruturadas e apresentadas ao Setor Juventude.

Em 12 de junho, solenidade de Pentecostes, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, fará o envio dos jovens que participarão desse projeto missionário.

Para os delegados arquidiocesanos para a JMJ também será realizado um retiro espiritual, em 26 de março, e encontros de formação mensais. De acordo com dom Tarcísio, o encontro de oração “permitirá também a criação de laços de amizade entre os participantes e a criação do necessário espírito de peregrinação que deve envolver os participantes na Jornada Mundial da Juventude”.

 Da Arquidiocese de São Paulo

Foto: Lorenzo Nacheli – Representantes das diferentes expressões que compõem o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, acompanhados de dom Tarcísio Scaramussa