quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Igreja Australiana ressalta valor da mulher na igreja e na sociedade

Com vistas no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Conferência Episcopal australiana preparou um ‘kit’ com sugestões para homilias, notas litúrgicas, tópicos para a reflexão e intenções de oração.

A ideia do kit é ajudar as paróquias a reconhecer a contribuição das mulheres na vida e na missão da Igreja. Servirá também para encorajar os párocos a se conscientizarem da competência das mulheres nas comunidades locais. A data deste ano será ainda mais significativa, pois coincide com o centenário do Dia Internacional da Mulher, instituído em 1911.

Preparado em colaboração com o Conselho das mulheres católicas da Austrália, o Kit será enviado a todas as paróquias do país, que poderão utilizá-lo já a partir das missas de domingo 6 de março.

Para os bispos australianos, o centenário do Dia da Mulher é também uma ocasião para inspirar o trabalho feminino na sociedade e na Igreja. Destacam a importância do envolvimento e da participação da mulher nas várias áreas da vida e da pastoral da Igreja. “Utilizar a sabedoria, a competência e o talento feminino é fundamental para relançar a Igreja e a sociedade” – afirmam.

O subsídio evidencia também a grande contribuição oferecida pelas mulheres às famílias. Falando em nome do Conselho das mulheres católicas da Austrália, Trincia Walsh cita Mary McKillop, a primeira santa australiana canonizada em outubro de 2010: “Sua vida – escreve Walsh – nos recorda que podemos mudar nossas vontades e oferecer um profundo testemunho de fé”.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Sydney