segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Côn. Vidigal - A missão do jovem cristão

Para que um jovem cristão possa cumprir sua missão evangelizadora ele precisa  possuir, no coração, uma fonte de esperança, de nobres ideais, de otimismo alvissareiro.

Ter lá dentro de si, caudais de energias prontas a se concretizar em iniciativas pelo bem comum, pelo próximo, pela pátria, pela humanidade, imitando Jesus que afirmou que Ele " veio, não para ser servido, mas para servir" (Mt 20,28).

Saber  amar, cercando, sem cessar, de ternura e compreensão os entes queridos, pois tal é o preceito de Cristo: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Mt 22,39). Fazer do dever de cada hora a felicidade mais inebriante, transformando a existência em sublime realização de si mesmo.

 Não tergiversar, nem vacilar ante os árduos embates da vida; mas enfrentar com ânimo varonil obstáculos e dificuldades, transpondo-os com olhos fitos em Cristo, que  afirmou: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15,5).
Procurar não assimilar o erro, veiculado tão subtilmente, aqui e ali, nos jornais, nas revistas, no rádio, na televisão, na internet, nas palavras do falso amigo, lembrado da advertência de São Pedro: "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar" (1 Pd 5,8).

Não entrar nunca em sites pornográficos e fugir do perigo maligno dos jogos  RPJ, pois diz a Bíblia: " Quem ama o perigo nele perecerá". (Eclo 3,27). Pugnar sem tréguas contra o mal, as tentações, os vícios;  evitando os caminhos fáceis.

 Estar certo de que espíritos superiores zelam pela saúde do corpo e da alma e, deste modo, detestam toda substância entorpecente, alucinógena, excitante, como a maconha, o haxixe, a cocaína, o álcool e tantas outras drogas que degradam o ser humano, lembrados das palavras paulinas: "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Cor 3,16).

Ser livre e usar, com responsabilidade, a liberdade, atento às palavras do Apóstolo: "Fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade" (Gl 5,13).

Não desanimar nunca, porém, ver o lado bom dos acontecimentos,  sempre acendendo uma vela e não lamentando a escuridão.

Se tudo isto ocorrer o jovem será um evangelizador eficiente, levando outros jovens a dizer: “ Já não sou eu quem vive, é Cristo quem vive em mim” (Gl 2,20).
 
Fonte: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Local: Mariana (MG)