segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Um construtor de pontes com a China", deseja ser o novo secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos"

"Nesta minha nova delicada tarefa, gostaria de ser um construtor de pontes com a China": foi o que declarou à Agência Fides Dom Sávio Hon Tai-Fai, SDB, novo secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, que tomou possa no dia 21 de janeiro nesse organismo missionário. Durante a cerimônia de apresentação, o secretário disse numa exclusiva à Agência Fides: "Agradeço ao Santo Padre Bento XVI por ter me escolhido e, especialmente, pela atenção e amor demonstrado para com a Ásia e a China em particular. Gostaria de agradecer ao Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação da Propaganda Fide, por acolher-me com grande alegria e cordialidade. Observo que, na Congregação, o ambiente é muito bom e estou muito feliz: poderei trabalhar com a ajuda de pessoas muito competentes. Nesta minha nova e delicada tarefa desejo um instrumento para construir pontes com a China. Estou muito emocionado com o início deste mandato, e sinto também a responsabilidade de um cargo que abrange um vasto campo: cuidar da vida pastoral de mais de 1.000 circunscrições eclesiais.

Espero que a missão evangelizadora da Igreja e o trabalho missionário desta Congregação ter um novo impulso, especialmente para com os países com antigas tradições e culturas, como a China e a Índia". O Rev. Sávio Hon Tai-Fai, SDB, nasceu em Hong Kong, em 21 de outubro de 1950. Antes de ser nomeação era professor de teologia no Seminário de Hong Kong. Ele trabalhou como docente enviado a vários seminários da China. Também foi responsável pela tradução para o chinês do Catecismo da Igreja Católica. Pertence à Província Salesiana da China (Hong Kong, Macau, Taiwan).

Fonte: Agência Fides