sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São João Bosco, santo da juventude

Todos nós nascemos para dar certo, independente das lutas e dificuldades que possam surgir nas nossas vidas. Isso vale para todos os tempos. Somos chamados a oferecer ao mundo uma resposta diferente frente às tribulações das nossas vidas. É nesse contexto de luta, que eu e você experimentamos na pele, que muitos homens e mulheres encontraram o espaço para transformar o ordinário de uma vida numa resposta extraordinária para o mundo.


João Bosco nasceu no Piemonte, Itália, em 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai desde os dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos em meio a muitos trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos, sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe (Mamãe Margarida), que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o em seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.


Durante um tempo, foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música. Dizia: “Quando crescer, quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus, é porque não há quem cuide deles”. João Bosco tinha uma meta, um projeto de vida a ser realizado, por isso as inúmeras dificuldades que a vida lhe apresentou não foram suficientes para desviá-lo de sua meta. Quem não tem clareza de onde precisa chegar se perde facilmente pelo caminho.


Assim, em 5 de junho de 1841 ele foi ordenado sacerdote. Em dezembro desse mesmo ano, iniciou seu apostolado juvenil em Turim. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada em tempos difíceis, a preservar a juventude da ignorância religiosa e da corrupção. Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos.


Consumido pelo trabalho, faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América. Papa Pio XI, que o conheceu e gozou de sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934.


Temos em Dom Bosco um lindo caminho de santidade, vivido na total entrega de si para os outros, de uma forma especial para a juventude. A determinação com que São João Bosco enfrentou as dificuldades da vida, não encontrava a vitalidade nas suas próprias forças, mas estavam sendo alimentadas pela sua intimidade com Aquele que o chamou para ser o ‘cuidado de Deus’ para aquela juventude.  Hoje a juventude enfrenta desafios ainda maiores que os daquele tempo, por isso a necessidade de que nós possamos repetir a experiência do pequeno Joãozinho Bosco, que se tornou um grande homem no meio dos seus. Mãos, coração e fé trabalhando juntos para suprir a necessidade de uma juventude, que precisa sentir e saber que é amada.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova - Padre Fabrício Andrade
Local: São Paulo (SP)