sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Publicado documento final do Congresso da Pastoral para Circenses e Feirantes

Nesta sexta-feira, 20, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes publicou o documento final do 8° Congresso Internacional da Pastoral para os Circenses e Feirantes. O evento realizado em Roma, em dezembro do ano passado, teve como tema "Circos e Parque de Diversões: catedrais de fé e tradição, sinais de esperança num mundo globalizado".

Um dos objetivos do encontro foi de chamar a atenção sobre as atuais problemáticas relativas às pessoas que se dedicam ao espetáculo itinerante. Durante o encontro, foi feita também uma avaliação sobre a realidade sociocultural e religiosa do mundo do espetáculo itinerante, das condições de vida, problemas e desafios enfrentados hoje por esse setor.

Um dos trechos do documento fala sobre essas condições e realidades variáveis nos países: "Considerando que somente em alguns países existem normas para a regularização da situação jurídica dos circenses e feirantes, os Estados e Governos são convidados a tutelar os direitos das pessoas do mundo do espetáculo itinerante, a fim de considerá-las parte integrante da sociedade”.

A nota inclui ainda o pedido para que as Instituições públicas reconheçam o valor sociocultural do espetáculo itinerante, combatendo toda forma de exclusão e preconceito e reconhecendo o trabalho profissional dos jovens artistas.

Os trabalhos do congresso foram abertos pelo presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, dom Antonio Maria Vegliò, que fez uma palestra sobre o tema "A Igreja a serviço dos circenses e feirantes".

Fonte: CNBB