sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Brasil pode ter oito novas usinas nucleares

O Brasil está prestes a iniciar a implantação de novas usinas nucleares para a geração de energia elétrica. Dependendo do volume de investimentos, poderão ser construídas quatro, seis ou oito unidades simultaneamente, segundo informou a estatal Eletronuclear. Ao todo 40 municípios das Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste estão na lista de locais que podem abrigar os empreendimentos.

O anúncio das cidades escolhidas será feito no final do primeiro semestre, com prioridade para o Nordeste. O custo total de cada usina é estimado em R$ 10 bilhões e o tempo de instalação é de aproximadamente dez anos. Para a escolha, mais de dois mil itens são analisados. Entre eles, a abundância de água nas proximidades da usina e o afastamento de centros urbanos.

Atualmente, duas usinas estão em operação no Brasil, na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A terceira unidade está em construção e recentemente recebeu financiamento de R$ 6 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As usinas nucleares produzem 3% da energia elétrica consumida no país. No final de dezembro, o governo editou uma medida provisória isentando impostos de equipamentos e materiais adquiridos pelas indústrias nucleares.

Fonte: Rádio agenci anp - Jorge Américo