quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nomeada a secretaria geral da Pontifícia Obra da Santa Infância

O Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos nomeou como secretária-geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária a doutora Jeanne Baptistine Ralamboarison. A nova secretaria geral nasceu em 6 de maio de 1951 em Ambatondrazaka (Madagascar). Depois dos estudos médios em Madagascar, prosseguiu os estudos superiores e universitários na França onde se formou em direito e em línguas. Iniciou a trabalhar para a Pontifícia Obra da Infância Missionária em 1983, quando o secretário-geral da Obra foi transferido de Paris a Roma, no prédio de Propaganda Fide.

A nomeação, para o quinquênio 2010- 2015, tem a data de 1° de dezembro de 2010. É a primeira mulher a desempenhar esta função. A Pontifícia Obra da Santa Infância ou Infância Missionária foi fundada em 19 de maio por Charles August Marie de Forbin-Janson, bispo de Nancy (França), para educar as crianças ao espírito missionário, sensibilizando-os acerca das necessidades materiais e espirituais de seus coetâneos, sobretudo dos países de missão. A obra encontrou a seu favor pessoas e instituições fortemente envolvidas na educação das cristãs e se difundiu rapidamente. O Papa Leão XIII promoveu com a encíclica Sancta Dei Civitas (3 de dezembro de 1880) e Pio XI a declarou Pontifícia em 3 de maios de 1922.

Todo ano, na solenidade da Epifania do Senhor ou em outra data considerada mais idônea por motivos pastorais, em cerca de 150 países do mundo é celebrado o Dia da Infância Missionária, estabelecida em dezembro de 1950 com a carta apostólica de Pio XII. Com as ofertas recolhidas nesta circunstância e através de várias iniciativas promovidas pelos jovens durante o ano, com o slogan "Crianças ajudem as crianças", são ajudados centenas de programas de educação religiosa, assistência alimentar e médico hospitalar, fornecimento de roupas e material escolar, decoração de aulas para catequese e centros para a infância, compra de remédios, ajuda às crianças pobres, proteção da vida... em todo o mundo.

Fonte: Agência Fides