segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

1º ENMJ: Expressões juvenis participam de vídeoconferência com jovens da Espanha

Os jovens reunidos no 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ) participaram na manhã deste domingo, 5, de uma vídeoconferência com a jovem brasileira, voluntária do Departamento de Comunicação da Jornada Mundial da Juventude 2011, Areta Ross, e a também membro do mesmo departamento, María Gil Casares. O contato teve por objetivo transmitir informações sobre o andamento dos preparativos para o evento mundial com o papa.

“O encontro está sendo bem recebido pela população espanhola; ficamos felizes porque até o governo espanhol está colaborando para a organização e acolhimentos dos jovens de todo o mundo”, disse Casares, aos mais de 300 jovens reunidos no ENMJ que acontece desde sexta-feira, 3, no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).

A voluntária brasileira, Areta Ross, se diz animada com o evento a afirma que a Igreja e a sociedade na Espanha não estão medindo esforços para a realização de uma das maiores jornadas da juventude da história. “A movimentação preparativa está mobilizando o país, divulgamos o evento nos grandes e pequenos meios de comunicação da Espanha e isso tem nos ajudado muito. Até mesmo pessoas que não acreditam em Deus, sem religião e de outras religiões têm nos ajudado, e isso só nos anima”, contou a brasileira.

O membro do Setor Universidades da CNBB, Eduardo Cortes Cavalcante, disse que o contato foi importante para passar informações de como estão os preparativos da delegação brasileira como também para ouvir como está  o "clima" da Espanha antes da jornada. “Foi importante perceber que a sociedade espanhola está envolvida na preparação do evento. É mais um ponto positivo para nossos jovens se animarem a participar da Jornada. Elas também (Areta e María) ficaram felizes em saber que o Brasil estará em peso durante o encontro”, disse Cavalcante.

Bispos

O bispo referencial do Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, participou da vídeoconferência e afirmou que a JMJ-2011 já teve início no Brasil. “O Brasil já deu início à JMJ de Madri por meio do sonho e da preparação que estamos organizando para levar uma delegação das 273 dioceses do país. Esperamos que seja um encontro bonito que aconteça no meio da sociedade e da juventude espanhola”. Dom Bernardino Marchió, bispo referencial do Setor Juventude do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) arrancou aplausos da assembleia de jovens quando disse que irá levar o maior número de bispos possível para a JMJ-2011.

“Vocês são evangelizadores de jovens e eu e o dom Eduardo somos evangelizadores de bispos. Por isso, vamos nos unir para levar o maior número de bispos possível para a Jornada”, garantiu.

No encerramento do contato, foi passado um vídeo sobre a história da Jornada Mundial da Juventude, que destacou todos os países-sede do evento. A América Latina, por exemplo, já acolheu a JMJ em duas oportunidades: na Argentina (1987) e Chile (1989). Ao todo já foram realizadas dez JMJ. O encontro mundial com o papa foi instituído pelo então pontífice João Paulo II e teve início em 1986, em Roma, quando era um evento diocesano. A edição número 5 do encontro, em Manila, Filipinas, reuniu 4 milhões de jovens. Foi o maior até agora.

Em Madri, Espanha, o encontro acontecerá em agosto de 2011.

Fonte: CNBB