sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seminário nacional da Campanha Contra o Extermínio de Jovens será em Salvador (BA)

De 16 a 19 de dezembro acontecerá em Salvador (BA) o Seminário Nacional de Monitoramento da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento vai reunir lideranças regionais das Pastorais da Juventude do Brasil, assessores de jovens, padres, bispos e parceiros da campanha para aprofundar a temática sobre juventude e violência e avaliar ações já realizadas.

campanhaO coordenador nacional da campanha, Felipe da Silva Freitas, explica que os participantes do seminário deverão identificar impactos da Campanha na sociedade e elementos que apontem para o planejamento de novas atividades.


As incrições vão até o dia 25 de novembro e devem ser feitas pelo site www.juventudeemmarcha.org/seminario, onde há também materiais e outras informações sobre o seminário e a Campanha.

A Campanha

Lançada em novembro do ano passado, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens é uma iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para debater as diversas formas de violência contra a juventude,  denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar a realidade.

Sensibilizadas pelo tema, inúmeras organizações em todo o Brasil têm  manifestado apoio e realizado fóruns, passeatas, debates e outras ações expontâneas pautando as realidades local, regional e nacional da juventude que, de acordo com as estatísticas apontam os jovens como principais vítimas de violência no Brasil.

Extermínio

Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil, o Brasil é o 3º país com  mais  assassinatos  de  jovens  no  mundo,  atrás  de Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado pelo Instituto Sangari.

Segundo  relatório  da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio. Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de  dez  jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.

Gelinton Batista / Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens